Banca de QUALIFICAÇÃO: EDSON DIAS DE OLIVEIRA NETO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDSON DIAS DE OLIVEIRA NETO
DATA: 21/05/2021
LOCAL: Modo Remoto. Link a ser definido.
TÍTULO: Fertirrigação no cultivo de tomate cereja em solo com hidrogel.
PALAVRAS-CHAVES: Polímero hidrorretentor, BRS Zamir F1, fertilizantes
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

Objetivou-se determinar quanto se deve alterar na quantidade de fertilizantes aplicada durante o cultivo do tomate cereja BRS Zamir F1 quando cultivado em solo contendo hidrogel, e como essas variações agem sobre os aspectos produtivos e características químicas e físico-hídricas do solo. O trabalho foi desenvolvido em casa de vegetação localizada em uma área pertencente a Universidade Federal do Piauí, no município de Teresina-PI. Foi utilizado o DBC em esquema fatorial 4x3, totalizando 12 tratamentos com 4 repetições, sendo 4 níveis de hidrogel, com 0, 1, 2 e 3 g dm-3 e 3 porcentagens da recomendação de adubação 80, 100 e 120%. As variáveis de crescimento e rendimento analisadas foram, altura da planta (AP), diâmetro do caule (DC), número de ramos (NR), folhas, flores e frutos (NF e NFL e NFR), teor de clorofila (TC), produção total e comercial (PT e PC), número de frutos colhidos (NFC), distância entre racemos (DR), fundo preto (FP), eficiência do uso de fertilizantes total e comercial (EUFt e EUFc), volume radicular (VR), massa seca da parte aérea e do sistema radicular (MSPA e MSSR) e analise de custo benefício individual. Foram realizadas as análises biométricas e qualitativas dos frutos, químicas do tecido vegetal e análises químicas e físicas do solo. Para AP nas avaliações aos 9, 19, e 59 DAT apresentaram diferença significativa no fator hidrogel, os maiores valores de AP aos 9 e 19 DAT foram 32,92 e 49,88 cm com as doses 0,90 g dm-3 e 0,81 g dm-3 respectivamente, aos 59 DAT foi necessário a maior dose utilizada para alcançar 153,20 cm de AP. O DC foi a qual apresentou significância para um maior número de DAT avaliados, 19, 29, 49, 59, 69 e 79 DAT, com interação significativa entre os fatores aos 19 e 29 DAT. No desdobramento aos 19 DAT podemos ver que o maior DC é encontrado utilizando 120% da recomendação de fertirrigação com 7,51 mm sendo essa recomendação a qual também foi necessária uma maior quantidade de hidrogel para alcançar esse valor, com 64,53% a mais que 100% da recomendação. Com base na maioria das variáveis de crescimento e rendimento analisadas pode-se concluir que doses acima de 2 g dm-3 causam efeito prejudicial e a eficiência do hidrogel é reduzida ao longo do ciclo de cultivo, sendo maior nas três primeiras semanas. As porcentagens de fertirrigação utilizadas não foram significativas para a maioria das variáveis analisadas, porém com uma significância na interação entre os fatores conclui-se que os maiores níveis de fertirrigação também eleva a quantidade de hidrogel necessária para se alcançar os melhores resultados.

Externo ao Programa - 076.410.294-00 - ALEXSON FILGUEIRAS DUTRA - UNESP
Presidente - 1969948 - CARLOS JOSE GONCALVES DE SOUZA LIMA
Externo à Instituição - CÍCERO RENÊ ALMEIDA BARBOZA JÚNIOR - UFOB
Notícia cadastrada em: 11/05/2021 17:26