Notícias

Banca de DEFESA: JAYARA DAYANY DA COSTA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JAYARA DAYANY DA COSTA SILVA
DATA: 27/02/2014
HORA: 08:30
LOCAL: Auditório do Núcleo de Pós- Graduação em Ciências Agrárias
TÍTULO:

EFEITO DE ACESSOS DE FEIJÃO COMUM, FEIJÃO FAVA E FEIJÃO  CAUPI SOBRE A BIOLOGIA DE  Zabrotes subfasciatus (BOHEMAN, 1833) (COLEOPTERA:BRUCHINAE)

 


PALAVRAS-CHAVES:

Phaseolus vulgaris. Phaseolus lunatus. Vigna unguiculata. gorgulho do feijão. Resistência de plantas


PÁGINAS: 59
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
RESUMO:

O gorgulho ou caruncho do feijão Zabrotes subfasciatus, é considerado uma das principais pragas durante o armazenamento de grãos de feijão. Objetivou-se com este trabalho avaliar a resistência genética de Phaseolus vulgaris, Phaseolus lunatus e Vigna unguiculata à Z. subfasciatus e posteriormente analisar alguns de seus aspectos biológicos no acesso mais suscetível de cada espécie hospedeira. Inicialmente foram avaliados sete acessos de P. vulgaris, quatro acessos de P. lunatus e três acessos de V. unguiculata totalizando 14 acessos. A fim de se eliminar o efeito dos substratos utilizados tanto na criação parental, como na primeira geração, foi realizada uma segunda infestação (segunda geração) com quatro acessos de P. vulgaris, quatro acessos de P. lunatus e três acessos de V. unguiculata totalizando 11 acessos. Foram realizados testes de confinamento com oito repetições. Os parâmetros avaliados foram: oviposição, peso e período médio de desenvolvimento. Os acessos de cada espécie hospedeira estudada que mais favoreceram o desenvolvimento de Z. subfasciatus em relação aos outros foram considerados como suscetíveis e usados para avaliação comparativa dos aspectos biológicos do inseto em relação às hospedeiras. A cultivar goiano precoce (P. vulgaris), os acessos UFPI 581 (P. lunatus) e IT85D 1045 (V. unguiculata) foram considerados suscetíveis. De maneira geral Z. subfasciatus apresentou desenvolvimento semelhante nas espécies hospedeiras estudas, porém o número de insetos emergidos e viabilidade larval foi muito menor em V. unguiculata. Z. subfasciatus se desenvolveu de forma semelhante em Phaseolus vulgaris, Phaseolus lunatus e Vigna unguiculata, porém em acessos das espécies hospedeiras citadas existem diferentes níveis de suscetibilidade ao gorgulho.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1167867 - PAULO ROBERTO RAMALHO SILVA
Interno - 1188870 - LUCIA DA SILVA FONTES
Interno - 422661 - LUIZ EVALDO DE MOURA PADUA
Externo à Instituição - JULIANA DO NASCIMENTO BENDINI - UESPI
Notícia cadastrada em: 12/02/2014 15:48
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb06.ufpi.br.instancia1 18/04/2024 07:50