Banca de DEFESA: ALISON ALEXANDRINO LIMA DA SILVA

DATA: 29/05/2014
LOCAL: Núcleo de Pós-Graduação em Ciências Agrárias
TÍTULO:

Avaliação da toxidade do lodo de curtume compostado através de bioensaio.

PALAVRAS-CHAVES:

Lodo de curtume, bioensios, toxidade

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

A indústria de curtume com o processamento de curtimento de couro resulta em grandes quantidades de efluentes, com teores elevados de matéria orgânica, e diversos elementos químicos tóxicos. Esses resíduos descartados sem finalidade reciclável trás sérios problemas ambientais. Esse panorama levou a preocupação e a formulação de pesquisas sobre a gestão desses resíduos. Nesse caso, buscou avaliar em ensaios de crescimento e germinação de sementes os efeitos tóxicos do lodo de curtume compostado, realizados em casa de vegetação e laboratório, respectivamente. Para o ensaio de crescimento foi utilizado no cultivo do feijão-caupi (Vignia unguiculata (L.) Walp), os parâmetros analisados foi traves dos atributos químico do solo, biomassa vegetal e aspectos relacionado a fixação de nitrogênio, o solo da área experimental tratado com lodo de curtume com quatro anos de aplicação, nas doses de 0, 2,5, 5, 10 e 20 Mg há-1. Os resultados mostraram que o composto apresentou toxicidade sobre a nodulação, evidenciando a redução da massa dos nódulos, mas propiciou o aumento de nitrogênio na planta, pode ser resultante do grande quantidade do elemento no composto. O pH, condutividade elétrica e cromo no solo elevou-se com o aumento das doses. Nos bioensaios de germinação de sementes, o composto foi misturados com água destilada e colocados em placas de petri com o extrato aquoso contendo lodo de curtume, nas doses de 0, 15, 30, 60 mL g, em relação ao controle. Sendo avaliados os aspectos de porcentagem de germinação de sementes, elongação radicular e índice de germinação, usando sementes de couve, repolho e feijão-caupi. Estes resultados demonstraram efeitos tóxicos nas três variáveis analisadas, com o aumento das doses no extrato com composto de curtume.

Presidente - 2476126 - ADEMIR SERGIO FERREIRA DE ARAUJO
Interno - 1552372 - LUIS ALFREDO PINHEIRO LEAL NUNES
Externo à Instituição - MARA LUCIA JACINTO OLIVEIRA - UESPI
Notícia cadastrada em: 13/05/2014 15:19