Banca de DEFESA: JOÃO SILVESTRE DA SILVA NETO

DATA: 27/03/2015
LOCAL: Núcleo de Pós-Graduação em Ciências Agrárias
TÍTULO:

ATIVIDADES DE FORMULAÇÕES EM PÓ PROVENIENTES DE FRUTOS DE Piper tuberculatum SOBRE Zabrotes subfasciatus MANTIDOS EM GRÃOS DE FEIJÃO-FAVA.

PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Concentração letal mediana, Plantas inseticidas, Controle alternativo de pragas.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

RESUMO: O feijão-fava, Phaseolus lunatus L., é uma cultura de grande importância para região Nordeste do Brasil, principalmente como fonte de renda e alimento para as populações. A cultura enfrenta alguns problemas durante o armazenamento, causados por insetos que ataca os grãos armazenados. O gorgulho Zabrotes subfasciatus (Coleoptera: Chrysomelidae: Bruchinae) é considerado a principal praga durante o armazenamento de grãos de feijão-fava, os danos causados pelos insetos diminuem a qualidade, a germinação, prejudica a aparência, palatabilidade e a aceitabilidade pelos consumidores. Umas das formas para controle que não cause danos ao homem e o meio ambiente é o controle alternativos utilizando plantas inseticidas. O objetivo desse trabalho foi determinar a concentração letal do pó do fruto de Piper tuberculatume avaliar os efeitos da forma de utilização do pó vegetal sobre Zabrotes subfasciatus em grãos de feijão-fava armazenados. Foi determinada a concentração letal mediana (CL50) e em foram avaliadas a mortalidade, oviposição e emergência, percentual de morte prematura e período médio de desenvolvimento em teste sem chance de escolha, repelência e oviposição e emergência, em teste com chance de escolha. Inicialmente, foram realizados testes preliminares para determinar a CL50 em teste sem chance de escolha. Posteriormente, avaliou-se o efeito de diferentes dosagens sobre o inseto e o efeito da P. tuberculatumnas formulações (aplicado puro e dentro de sachês). A concentração letal mediana (CL50) para P. tuberculatum foi de 0,018 g de pó/10 g de grãos, a planta apresentou indicie de repelência neutra para o Z. subfasciatus nas formas de aplicação do pó. O pó dos frutos da P. tuberculatum causam efeitos tóxicos sobre os Z. subfasciatusprovocando diminuição na oviposição, emergência e aumento da mortalidade, nos testes livre chance de escolha e sem chance de escolha.

Presidente - 422661 - LUIZ EVALDO DE MOURA PADUA
Externo ao Programa - 2323147 - LUZINEIDE FERNANDES DE CARVALHO
Externo à Instituição - MARIA DE JESUS PASSOS DE CASTRO - UESPI
Interno - 1167867 - PAULO ROBERTO RAMALHO SILVA