Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCA ALVES AVELINO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCA ALVES AVELINO
DATA: 01/10/2019
LOCAL: Sala de Laboratório do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia - 323, no CCHL/UFPI
TÍTULO: ESCOLA: ESPELHO DAS DIFERENÇAS, CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES
PALAVRAS-CHAVES: Antropologia, educação, diversidade, relações étnicos-raciais.
ÁREA: Antropologia

Esta dissertação apresenta uma análise sobre a diversidade do contexto escolar.  O lócus da pesquisa é a Unidade Integrada Municipal Mariano Campos E A Unidade escolar Municipal Floriano Oliveira, localizadas no Município de São João do Sóter, no Estado do Maranhão.  A pesquisa desenvolvida está situada no campo da Antropologia e Educação.  Os procedimentos de coleta de dados foram: levantamento bibliográfico e trabalho de campo com observação, grupos focais e entrevistas semiestruturadas com docentes e discentes das referridas escolas. As leis e os documentos que tartam da diversidadesão considerados, evidenciando suas implicações e os impasses para a educação multicultural.  Por meio do relato, etnográfico são abordadas as identidades étnico-raciais, religiosas e de gênero presentes nas referidas escolas.   São analisadas as práticas educativas e as relações de poder, revelando os desafios para a inclusão e o reconhecimento inclusivo.  Para finalizar, a conjuntura atual, marcada por incertezas e conflitos, é avaliada, evidenciando os riscos de retrocesso e os ataques ao projeto de educação inclusiva, pública e de qualidade.

Interno - 3062968 - CARLOS ROBERTO FILADELFO DE AQUINO
Presidente - 1759443 - CARMEN LUCIA SILVA LIMA
Externo à Instituição - CAROLINE FARIAS LEAL MENDONÇA - UNILAB
Interno - 1519136 - RAIMUNDO NONATO FERREIRA DO NASCIMENTO