Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTONIO ANDRESON DE OLIVEIRA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTONIO ANDRESON DE OLIVEIRA SILVA
DATA: 22/12/2022
LOCAL: Ambiente remoto
TÍTULO: OS NEGROS NOS LIVROS DIDÁTICOS: uma análise das representações da negritude nos livros didáticos de história e sociologia pós-lei 11.645/2008 (2015 – 2020)
PALAVRAS-CHAVES: Antropologia; Diversidade cultural; Negritude; Educação intercultural.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Antropologia

As leis 10.639/2003 e 11.645/2008 foram responsáveis por iniciar o debate a respeito do reconhecimento da cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena na identidade cultural brasileira. Após quase vinte anos da política educacional, ainda temos a discriminação, desigualdade, apagamento histórico e social dos povos que constituíram e constituem nossa nação. Centralizando a instituição escolar (pública e privada) como protagonista por implantar essas mudanças durante o processo de ensino e aprendizagem, o Livro Didático, reconhecido como principal instrumento de referência no processo de transmissão do conhecimento formal constitui um dos principais alvos das analises cientificas por diferentes áreas. Dessa forma, buscamos realizar um estudo antropológico a respeito das representações dos negros nos livros didáticos de história e sociologia, visando compreender o papel desempenhado por tal instrumento no reconhecimento (ou não) da cultura negra no processo de autoreconhecimento identitário. Os acontecimentos da Covid-19 impactaram significativamente tal pesquisa recorrendo a entrevistas e questionários online para coleta de dados deste estudo, durante a realização das incursões em campo, a observação participante, questionários e rodas de conversa com os alunos foram utilizados como instrumento de coleta de dados.

Interno - 1759443 - CARMEN LUCIA SILVA LIMA
Presidente - 1519136 - RAIMUNDO NONATO FERREIRA DO NASCIMENTO
Interno - 050.314.634-06 - RAONI BORGES BARBOSA - UFPE
Notícia cadastrada em: 20/12/2022 17:45