Notícias

Banca de DEFESA: DEBORAH CHRISTINA MOREIRA SANTOS JAIME

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DEBORAH CHRISTINA MOREIRA SANTOS JAIME
DATA: 31/12/2015
HORA: 09:00
LOCAL: SALA 328 CCHL
TÍTULO:

A ATUAÇÃO DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO PIAUÍ PARA O CUMPRIMENTO DA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL: UMA ANÁLISE DAS PRESTAÇÕES DE CONTAS.


PALAVRAS-CHAVES:

Fiscalização – Lei de responsabilidade fiscal – Tribunal de contas

 


PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Ciência Política
RESUMO:

O presente trabalho tem o interesse de estudar o papel e o desempenho do Tribunal de Contas do Estado do Piauí para aprovação das contas públicas municipais no período de 2011. Para isso, foram analisadas de forma qualitativa e quantitativa as principais peças que compõe os processos de prestação de contas no ano acima mencionado. A partir do julgamento de contas feito pelo TCE-PI foram definidas as variáveis que levaram aprovação ou reprovação de contas e a respectiva violação à Lei de responsabilidade fiscal. A hipótese deste trabalho foi confirmada, as variáveis que levam à reprovação das contas públicas de alguma maneira violam o tripé da responsabilidade fiscal (planejamento, equilíbrio e transparência) Esse estudo além fortalecer futuras pesquisas dentro do tema controle dos gastos públicos também é importante para a Ciência Política, para o Direito e para a Administração Pública em geral, principalmente com a divulgação dos resultados, que identifica alguns dos principais casos de reprovação das contas públicas, pois tanto os gestores públicos quanto os profissionais ligados à defesa desses administradores, bem como os próprios membros do TCE-PI poderão ter acesso a dados que facilitarão seu trabalho no dia-dia.

 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1863069 - MONIQUE DE MENEZES
Presidente - 1167585 - RICARDO ALAGGIO RIBEIRO
Externo ao Programa - 1167837 - WASHINGTON LUIS DE SOUSA BONFIM
Notícia cadastrada em: 21/12/2015 17:34
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb03.ufpi.br.sigaa 28/03/2024 13:08