Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDRÉ RAONIE COUTO GADELHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDRÉ RAONIE COUTO GADELHA
DATA: 06/09/2016
LOCAL: sala 328
TÍTULO:

A VITIMIZAÇÃO SECUNDÁRIA COMO REFORÇO A IMPUNIDADE EM TERESINA.

PALAVRAS-CHAVES:

Política Criminal. Segurança Pública. Polícia. Vítima. Estado. Violência. Impunidade.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Ciência Política

A presente pesquisa trabalha com a temática da política de segurança do Estado do Piauí, especificamente na capital, Teresina, apresentando os dados estatísticos e o percentual diferencial entre os registros de boletim de ocorrência e a instauração do inquérito policial pela polícia civil, chamado de “taxa de resposta policial” (TRP), analisando, a partir daí, a quantidade de crimes investigados pelo Estado e como o mesmo acaba por produzir o fenômeno da “vitimização secundária”, conceito definido por VIANA (2014), reforçando a impunidade sobre os crimes de furto, roubo e homicídio na capital entre os anos de 2011 e 2015. Há poucas pesquisas na instituição sobre a política de segurança pública e o papel da polícia civil na elucidação dos crimes, sendo que este trabalho objetiva abrir as portas do curso para um maior desenvolvimento das pesquisas sobre criminalidade dentro da ciência política na Universidade Federal do Piauí, demonstrando como o Estado, com sua instituição polícia civil, lida com os crimes escolhidos para a pesquisa, bem como se este reforça ou não a impunidade.

Interno - 1167736 - ANA BEATRIZ MARTINS DOS SANTOS SERAINE
Externo ao Programa - 2202532 - FABIANA RODRIGUES DE ALMEIDA CASTRO
Presidente - 1167769 - RAIMUNDO BATISTA DOS SANTOS JUNIOR
Notícia cadastrada em: 24/08/2016 09:26