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Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA GLORIA NOGUEIRA DE SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA GLORIA NOGUEIRA DE SOUSA
DATA: 26/04/2017
HORA: 10:00
LOCAL: Sala 315
TÍTULO: MÍDIA E OPINIÃO PÚBLICA: análise das mudanças nas percepções dos brasileiros sobre as instituições políticas (2010-2014)
PALAVRAS-CHAVES: Mídia; Opinião Pública; Agenda-Setting; Priming; Framing.
PÁGINAS: 51
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Ciência Política
RESUMO:

Com a evolução das tecnologias e das modernas formas de comunicação o eleitor se viu imerso em uma quantidade significativamente maior de informações quanto à arranjos políticos, sendo cada vez mais influenciado de forma indiscriminada por estes meios de convencimento eleitoral. Dessa forma torna-se pertinente a análise deste cenário como ponto reflexo no processo eleitoral brasileiro, onde o presente trabalho busca fazer uma análise mais direcionada do caso analisando o cenário político entre os anos de 2010 a 2014, fazendo um aporte das manifestações ocorridas no Brasil no ano de 2013 verificando quais as consequências políticas produzidas por essas manifestações sociais. A partir da discussão da literatura se pôde notar que a mídia proporcionou aos eleitores uma quantidade diversificada de conteúdo sobre política, e que embora variados, possuem alcance considerável de pessoas permitindo acesso direto às celeumas institucionais de um sistema democrático. Sendo assim, busca-se obter resposta sobre qual a relação que os modernos meios de comunicação têm com a formação da opinião pública e a possível influência nas percepções sobre as instituições políticas. Partindo dessa ideia se pode analisar a formação da agenda-setting bem como framing e priming que possuem uma forte relação já que o último diz respeito direto aos efeitos que as mídias exercem sobre o indivíduo. Para a realização da presente pesquisa, a metodologia utilizada combina uma abordagem qualitativa à uma análise descritiva dos estudos feitos pelo ESEB (Estudo Eleitoral Brasileiro) aliando o survey às coordenadas captadas pelo CESOP (Centro de Estudos de Opinião Pública) e os níveis de ICS (Índice de Confiança Social) realizado anualmente pela pesquisa IBOPE entre os períodos de 2010 à 2014.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 010.334.130-70 - BRUNO MELLO SOUZA - UFRGS
Interno - 1167769 - RAIMUNDO BATISTA DOS SANTOS JUNIOR
Presidente - 2573658 - VITOR EDUARDO VERAS DE SANDES FREITAS
Notícia cadastrada em: 19/04/2017 17:00
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