Banca de QUALIFICAÇÃO: RAFAELLA SANTIAGO SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAFAELLA SANTIAGO SOUSA
DATA: 06/12/2017
LOCAL: Sala 315
TÍTULO: O IMPACTO DA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO SUPERIOR
PALAVRAS-CHAVES: Inclusão; Ensino superior; Política pública.
ÁREA: Ciência Política

No Brasil e no mundo, na década 90, o termo inclusão ganhou força e visibilidade em decorrência, por um lado, dos processos democráticos e, por outro, dos movimentos de resistência à exclusão da sociedade civil, tendo sua origem no período pós-guerra, quando se iniciou a discussão sobre a igualdade de direitos. É impossível falar em educação fora de um contexto socioeconômico e político. Para tanto, faz-se necessário compreender a economia e a política do Estado capitalista, através das ações estatais num mundo cada vez mais globalizado. Dessa forma, a dissertação visa avaliar o impacto das políticas educacionais, em especial, as políticas de permanência dos estudantes com necessidades educacionais especiais na Universidade Federal do Piauí (UFPI). A pesquisa terá como elemento balizador: a Política Nacional de Educação na Perspectiva Inclusiva, normatização esta que norteia as ações inclusivas nas instituições de educação nos diferentes níveis. Dessa forma, o objetivo geral da dissertação é analisar o impacto da Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI) na permanência de estudantes com necessidades educacionais especiais no ensino superior. Os objetivos específicos são: realizar o diagnóstico institucional frente à execução da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva; averiguar o alcance da PNEEPEI no âmbito universitário por meio de um estudo comparativo entre estudantes público-alvo da educação especial atualmente matriculados e os que já usufruíram da Universidade sem o amparo legal da PNEEPEI; identificar o reflexo da PNEEPEI frente aos indicadores de permanência/evasão dos estudantes público-alvo da educação especial. O movimento pela inclusão social está atrelado à construção de uma sociedade democrática, na qual todos conquistam sua cidadania; a diversidade é respeitada e há o reconhecimento político das diferenças. Há a aceitação das especificidades do outro, da diversidade na vida em sociedade. A inclusão social implica a conquista de espaço social, condição esta almejada não somente pelas pessoas público-alvo da educação especial, mas por todos. O estudo visa, portanto, ampliar as discussões e estudos sobre a educação na perspectiva da educação inclusiva no Ensino Superior de modo a contribuir para o processo crítico e reflexivo no que concerne à inclusão no cenário da universidade pública. A pesquisa conta com a utilização de um Questionário sociodemográfico aplicado conjuntamente com a entrevista. O Questionário sociodemográfico servirá de estratégia para a coleta de informações que caracterizam os participantes do estudo. Serão realizadas entrevistas semiestruturadas com perguntas fechadas e abertas a parir de um Roteiro de Entrevista que será realizado com estudantes público-alvo da educação especial que atualmente freqüentam o ensino superior, assim como, com os estudantes que já estudaram na instituição antes da publicação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, até 2008. O estudo contribuirá também para a construção de uma sociedade menos excludente ao possibilitar a realização de uma pesquisa que dará voz a um segmento que historicamente foi excluído da sociedade, possibilitando que este público-alvo da educação especial relate suas vivências e suas avaliações sobre as implicações da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.

Externo ao Programa - 2173993 - ANA VALERIA MARQUES FORTES LUSTOSA
Presidente - 1859186 - FAUSTON NEGREIROS
Interno - 1863069 - MONIQUE DE MENEZES
Notícia cadastrada em: 13/11/2017 16:50