Banca de DEFESA: DIARLISON LUCAS SILVA DA COSTA

DISCENTE: DIARLISON LUCAS SILVA DA COSTA
DATA: 21/02/2018
LOCAL: Sala de Vídeo I
TÍTULO: Análise Multinível dos Padrões de Carreiras dos Deputados Federais Brasileiros (2010-2014)
PALAVRAS-CHAVES: Carreira Política; Legislativo; Distritos Eleitorais; Competitividade.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Ciência Política

O objetivo da presente dissertação é analisar os fatores determinantes das escolhas de carreiras dos deputados federais brasileiros de acordo com as características dos distritos nos quais concorrem. Neste estudo é proposto um modelo de análise que prioriza a dimensão eleitoral e suas implicações nas escolhas de carreira dos deputados federais brasileiros a partir do enfoque nas diferenças contextuais de seus distritos. Parte-se da premissa de que nem todos os políticos em todos os Estados compartilham o mesmo padrão de decisão, mas que há variação nos padrões entre cada estado resultantes das diferenças institucionais e contextuais presentes em cada um. Com esse objetivo são analisadas as decisões de carreiras que os deputados federais titulares eleitos para as 53ª (2006) e 54ª (2010) legislaturas no Brasil fizeram após o mandato. A hipótese principal é a de que as diferenças entre os padrões apresentados em cada estado existem em decorrência das características dos distritos as quais os candidatos estão submetidos, como magnitude, nível de competitividade eleitoral e fragmentação partidária; e os incumbentes que buscam reeleição ou cargos mais altos fora do legislativo são aqueles eleitoralmente menos vulneráveis, ou seja, aqueles que detêm histórico com menor concentração eleitoral, com expressiva votação em pleito anterior, maior percentual de financiamento de campanha, titulares na atual legislatura, e com maior quantidade de vezes que já exerceu o mesmo cargo (seniority). Os dados utilizados nesta pesquisa são recolhidos no Repositório de Dados Eleitorais disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral, e nas biografias dos deputados federais titulares na 53ª (2007-2010) e 54ª (2011-2014) legislaturas. As variáveis presentes no banco de dados apresentam-se em uma estrutura hierárquica no nível dos indivíduos e dos distritos. Por esse motivo utiliza-se um modelo multinível para a análise dos dados. Diferentemente das regressões múltiplas tradicionais que observam todas as unidades de análise de forma independente, no modelo multinível as unidades são agrupadas, o que permite analisar os efeitos das características de cada distrito sobre as decisões individuais, o que diminui a subestimação da significância estatística nos dois níveis em que dados estão distribuídos. Os resultados mostram que existem diferenças reais de padrões de escolha de cargos entre estados com maior magnitude e estados com menor magnitude. Contudo, as diferenças não podem ser observadas em uma escala contínua na qual os menores, ou os maiores, terão sempre o mesmo padrão. Variáveis como votação e despesa de campanha têm diferentes efeitos sobre as escolhas dos deputados de acordo com o grau de competitividade presente em cada distrito. Desta forma, ao se permitir, na análise, a variação dos efeitos das variáveis por circunscrição geográfica é possível observar que há efeitos muito significativos sobre as escolhas dos políticos. Algumas variáveis como seniority e concentração eleitoral não mostraram, no modelo de análise multinível, a significância estatística esperada pela literatura. Por conseguinte, há probabilidade estatística de que as variáveis características dos estados têm forte efeito sobre as escolhas dos deputados e sobre os efeitos das variáveis individuais.

Interno - 010.334.130-70 - BRUNO MELLO SOUZA - UFPI
Externo à Instituição - NATALIA REGINA AVILA MARCIEL - UERJ
Presidente - 2573658 - VITOR EDUARDO VERAS DE SANDES FREITAS
Notícia cadastrada em: 07/02/2018 11:00