Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: POLYANA DIAS MIRANDA BRANDÃO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: POLYANA DIAS MIRANDA BRANDÃO
DATA: 23/02/2018
HORA: 08:00
LOCAL: Sala 315
TÍTULO: PARTICIPAÇÃO POLÍTICA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: SENTIDOS ATRIBUÍDOS FRENTE AOS DISPOSITIVOS INSTITUCIONAIS, RELACIONAIS E PEDAGÓGICOS.
PALAVRAS-CHAVES: Educação profissional; participação; cidadania.
PÁGINAS: 40
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Ciência Política
RESUMO:

O estudo pretende captar a compreensão dos alunos da Educação profissional quanto à participação democrática, no sentido que a Escola, sendo espaço de socialização política, tem como função construir valores e princípios necessários para cidadania ativa e democracia. Parte-se de uma abordagem contra hegemônica da Educação Profissional, vista como meramente tecnicista e voltada para o atendimento das demandas do mercado e adota-se uma perspectiva de educação cidadã, com recorte especial a partir da Lei 11.892/2008 que cria os Institutos Federais e expande a Rede de Educação Profissional no Brasil e resgata seu compromisso para formação de um sujeito emancipado. O estudo justifica-se pela necessidade de se verificar como os alunos da educação profissional se percebem cidadãos participantes no estado do Piauí, que possui uma população que historicamente têm comportamento político que favorece o clientelismo e o patrimonialismo. É importante ressaltar que desde 2008 o Piauí foi contemplado com a Expansão do Instituto Federal em diversas Regiões do Estado. A metodologia qualitativa, utilizando como referenciais a Legislação pertinente à Educação profissional, o Plano de Desenvolvimento Institucional e a Organização Didática do IFPI, com base em estudo de campo, com aplicação de Teste de associação Livre de Palavras (TALP) e análise de conteúdos/textuais para que se verifique a percepção dos alunos quanto a dimensões capazes de promover posturas de maior inserção e participação na arena política necessária a uma convivência democrática e cidadania ativa. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1859186 - FAUSTON NEGREIROS
Interno - 1133769 - OLIVIA CRISTINA PEREZ
Externo à Instituição - JOSÉ ARIMATÉA BARROS BEZERRA - UFC
Notícia cadastrada em: 08/02/2018 17:20
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb06.ufpi.br.instancia1 19/04/2024 12:07