Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO IVAN ASSIS DE ARAÚJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCO IVAN ASSIS DE ARAÚJO
DATA: 28/02/2018
LOCAL: Sala 328
TÍTULO: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E PERSPECTIVAS DE EMPREGO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DOS PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO IFPI E DO SENAC
PALAVRAS-CHAVES: Formação Profissional. Emprego. Política Pública.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Economia

No mundo globalizado percebemos que as relações sociais e econômicas são dinâmicas, sempre proporcionando novas formas de perceber e participar do processo de construção da sociedade. Desta forma, a Educação tem um papel importante nesta dinâmica, que deve sempre, como transmissora da herança cultural, está em consonância com a Formação Profissional. Assim, A vida economicamente ativa é um fator primordial para o desenvolvimento do bem estar e da sociedade. Logo, o emprego sem carteira assinada não contribui de forma efetiva para a dignidade humana e muito menos para a expansão econômica da nação. Assim, a presente dissertação tem como objeto A Educação Profissional e Perspectivas de Emprego: uma análise comparativa dos programas de Educação Profissional do IFPI e do SENAC de 2012 a 2016. Desta forma, o problema investigado é: A Formação Profissional, através dos cursos técnicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC, contribuiu para a empregabilidade dos egressos com vistas a sua alocação no mercado de trabalho formal? Desta forma, o objetivo desta dissertação é Analisar o desempenho da Formação Profissional, dos cursos técnicos ofertados pelo IFPI e SENAC, numa perspectiva comparada, tomando por base a ocupação empregatícia dos egressos destes institutos na população economicamente ativa. Será uma pesquisa quali-quantitativa, com enfoque na pesquisa documental. A coleta de dados terá como suporte os Bancos de dados do IFPI, do SENAC, do SINE e do IBGE tendo como foco o emprego formal. A mesma será Fundamentada em Marshall (1967), Manfredi (2002), Nunes (2010), Rua (1997), Marques (2013), Ribeiro (2014) e Bizberg (2014).

Presidente - 2521820 - CLEBER DE DEUS PEREIRA DA SILVA
Externo ao Programa - 1674826 - DEBORAH DETTMAM MATOS
Interno - 1352021 - NELSON JULIANO CARDOSO MATOS
Notícia cadastrada em: 16/02/2018 10:01