Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDO FORTES SAID

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FERNANDO FORTES SAID
DATA: 03/10/2013
LOCAL: Sala 315 CCHL
TÍTULO:

A CONEXÃO ELEITORAL EM ELEIÇÃO PROPORCIONAL; ASPECTOS DE DEFINIÇÃO DO VOTO NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE TERESINA DE 2004, 2008 E 2012

PALAVRAS-CHAVES:

Conexão Eleitoral. Eleitor. Veriador. Padão de Carreira.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Ciência Política

A atuação e performance do candidato com suas estratégias e metodologia da conquista do voto interagindo com a conduta e postura do eleitor na hora da escolha e definição do seu voto, perfaz a construção da chamada conexão eleitoral, cujo estudo e análise possibilitam a compreensão do comportamento político e eleitoral.

Esta vinculação entre candidatos e eleitores se traduz em uma relação de certo grau de complexidade, principalmente quando se vislumbra a presença de diversas variáveis que atingem o seu cotejo  e que são incontestavelmente aspectos de grande interesse na hora de avaliação e posição do eleitor.

Dessa forma, reveste-se a pesquisa sobre o comportamento eleitoral de um instrumento valiosíssimo para a compreensão de determinadas posturas sociais no campo político e, primordialmente, o trato na busca da compreensão da dinâmica das campanhas políticas e suas influencias  no comportamento do eleitor.

A grande maioria destas avaliações e discussões têm sido feitas em torno de eleições presidenciais, um pouco em relação às eleições estaduais e muito pouco tem sido dedicado ao aprofundamento da lógica do eleitor nas eleições municipais.

O objetivo primordial do presente estudo se prende à investigação direta  da participação dos eleitores nos processos de escolha dentro das eleições proporcionais realizadas no município de Teresina em 2004, 2008, 2012,  num processo de interação que envolve estratégias eleitorais, performances dos candidatos, posturas políticas, eleitorais e partidárias, além da aplicação de recursos econômicos , atributos, características e condições pessoais, num verdadeiro jogo de disputa política  na construção de um processo de conexão eleitoral

Presidente - 2521820 - CLEBER DE DEUS PEREIRA DA SILVA
Interno - 1352021 - NELSON JULIANO CARDOSO MATOS
Interno - 1167769 - RAIMUNDO BATISTA DOS SANTOS JUNIOR