VII Seminário de Ciência Política da UFPI

O Seminário de Ciência Política da Universidade Federal do Piauí (UFPI) vem sendo um dos eventos regulares mais importantes do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL) e também desta Universidade. Tem apresentado uma série de discussões contemporâneas sobre a Ciência Política, destacando a importância do rigor teórico-metodológico na condução de pesquisas da área. Sua sétima edição ocorre em meio ao florescimento de mobilizações políticas, ocasionadas por uma série de razões, que envolve, em linhas gerais, o pouco estreitamento entre Estado, partidos e sociedade civil. Mesmo assim, os governos, nos três níveis, aparecem como atores fundamentais neste processo de mediação do Estado junto à sociedade civil.  É através deles que políticas são formuladas e implementadas, gerando impactos sociais significativos.

O tema proposto para o Seminário, “Políticas de governo e decisão governamental”, por sua amplitude, consegue abarcar uma série de abordagens e perspectivas de análise sobre a ação governamental. Para isso, contaremos com a participação de pesquisadores de várias instituições brasileiras e também de discentes de graduação e de pós-graduação que trabalham com temas afins à Ciência Política.

Este evento, assim, objetiva suscitar debates e provocar avanços na pesquisa da área de Ciência Política no Brasil e, especialmente, no Piauí, onde temos obtido significativos progressos, com a criação do Programa de Pós-Graduação, em 2008, e do Bacharelado em Ciência Política em 2011.

I Amostra de Trabalhos Científicos

A I Amostra de Trabalhos Científicos é um evento simultâneo ao VII Seminário de Ciência Política da UFPI. O Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFPI tendo em vista a importância da produção científica para o espaço acadêmico, bem como a importância de dar publicidade aos trabalhos produzidos por profissionais, alunos e professores, promove este evento de relevante importância para a comunidade acadêmica e comunidade de um modo geral.

O evento ocorrerá de 26 a 28 de novembro de 2013. Os Eixos de Discussão englobam, por exemplo: Movimentos Sociais, Governança Global e Poder Local; Eleição, Representação e Participação Política; Direitos Humanos e Cidadania. Desta forma, este evento visa atender o maior número de áreas de pesquisa que compõem a Ciência Política, Ciências Sociais e afins.

Sendo assim, o Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFPI deseja disponibilizar aos participantes do VII Seminário de Ciência Política da UFPI e da I Mostra de Trabalhos Científicos um espaço de apresentação, divulgação e discussão da produção científica na área de Ciência Política e Afins. A data limite para envio de trabalhos é 15 de novembro de 2013 e deverá ser enviado para e-mail instituição que consta no edital. Maiores informações: cienciapolitica@ufpi.br

Notícia cadastrada em: 13/10/2013 22:47
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb03.ufpi.br.sigaa 29/03/2024 13:02