Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOCILENE DO ROSARIO GOMES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOCILENE DO ROSARIO GOMES
DATA: 03/06/2014
HORA: 09:00
LOCAL: Sala 315 CCHL
TÍTULO:

RELAÇÕES BRASIL-CABO VERDE NO ÂMBITO DA COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL PRESTADA DURANTE O GOVERNO LULA (2003/2010): Uma parceria para o desenvolvimento. 


PALAVRAS-CHAVES:

Cooperação Técnica; Brasil; Cabo Verde; Cooperação Sul.


PÁGINAS: 58
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Ciência Política
RESUMO:

 

A presente dissertação possui como objetivo estudar as relações entre Brasil e Cabo Verde no âmbito da cooperação técnica prestada durante o governo Lula (2003/2010). A cooperação técnica é definida grosso modo, como a transferência de conhecimentos e técnicas entre países, pode ser pela cooperação dos países desenvolvidos ou dos países em desenvolvimento. A cooperação internacional brasileira tem sido pautada no auxílio ao desenvolvimento dos países em desenvolvimento ou cooperação Sul-Sul. O princípio da horizontalidade da cooperação brasileira faz parte de estratégias de uma diplomacia hábil e de um Presidente focado em trazer visibilidade internacional ao Brasil e reformas no atual contexto das relações internacionais. Além de expandir seus olhares comerciais, e movimentar sua economia. Cabo Verde desde época da escravatura possui relações com o Brasil, também possuem uma língua comum, ambos fazem parte da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. O Presidente Lula e seu Chanceler Celso Amorim, ampliaram as suas relações com o continente africano e fortaleceram as relações com os Países de Língua Oficial Portuguesa (PALOP). Os PALOP representam uma forma de manter uma visibilidade na África e de fazer cooperação com outros países africanos. O Brasil mantém cooperação de forma seletiva e estratégica com a África do Sul, Angola e Nigéria. Na atual discussão de países de terceiro mundo o Brasil tem tomado uma posição particular e luta por um assento permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas e junto com a CPLP tenta que o português se torne língua oficial da ONU. Portanto, as relações no âmbito da cooperação técnica consistem em transmitir conhecimentos a Cabo Verde nas mais diversas áreas. Hoje possui projetos como a Formação de Fortalecimento e Capacitação Técnica de Recursos Humanos, Alfabetização Solidária, Banco de Leite Humano, Programa de Trabalho em matéria de Educação Superior e Ciência que possuiu objetivo final a criação da primeira universidade pública, a Universidade de Cabo Verde. Os projetos citados são apenas os exemplos mais visíveis, mas existem projetos na formação de diplomatas, na área da advocacia, na arena eleitoral, construção de habitações, contenção da malária e HIV. A transferência de conhecimentos é importante para o desenvolvimento e diminuir a dependência dos países desenvolvidos. 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1167769 - RAIMUNDO BATISTA DOS SANTOS JUNIOR
Presidente - 1167585 - RICARDO ALAGGIO RIBEIRO
Externo ao Programa - 423559 - SOLIMAR OLIVEIRA LIMA
Notícia cadastrada em: 26/05/2014 14:41
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 25/04/2024 16:02