Banca de QUALIFICAÇÃO: MAÍSA DE LIMA CLARO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAÍSA DE LIMA CLARO
DATA: 24/12/2019
LOCAL: Universidade Federal do Piauí - CSHNB
TÍTULO: ESTADO NUTRICIONAL E DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS
PALAVRAS-CHAVES: Desenvolvimento infantil. Atraso no desenvolvimento. Saúde da criança. Promoção da saúde. Inquéritos e questionários.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição
SUBÁREA: Análise Nutricional de População

Introdução: Acompanhar o desenvolvimento infantil nos primeiros anos de vida é uma das ferramentas de identificação do cuidado a saúde da criança, que promove a saúde, previne agravos e identifica atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor. Objetivo: Avaliar a relação do estado nutricional com o neurodesenvolvimento infantil de lactentes. Metodologia: Consisitu em um estudo transversal realizado nas Unidades Básicas de Saúde e num Pronto Atendimento Infantil Municipal, com as mães de crianças menores de dois anos, que eram cadastradas no município de Picos/Piauí. O levantamento dos dados foi realizado mediante a aplicação de um questionário socioeconômico, da escala de Bem Estar de Crianças Pequenas para obter os marcos do desenvolvimento, além de coletar as variáveis antropométricas ao nascer, por meio da análise da caderneta de saúde da criança e pela aferição das medidas atuais no momento da coleta. Os dados foram tabulados, onde obteve-se a variável de desfecho, a explanadora e as de controle para realização dos testes estatísticos por regressão logística univariada e multivariada, considerando significância estatística quando p<0,05 e intervalo de confiança de 95%. Resultados: Foram coletados dados de 287 crianças, predominando a faixa etária de um a três meses (25,8%) e do sexo feminino (50,9%). Em relação aos dados maternos 55,7% tinham entre 20 e 29 anos, 46% haviam concluído o ensino médio e 74,2% não tinham renda fixa, sendo que 51,2% das famílias pertenciam a classe C. Em relação a antropometria, 8% das crianças segundo o peso ao nascer eram macrossômicos e quando classificados pelas curvas de Intergrowth-21st 15,7% eram considerados grandes para a idade gestacional. Na avaliação do estado nutricional atual pelo índice de massa corpórea para a idade, 21,6% apresentaram risco de sobrepeso, 5,9% sobrepeso e 4,5% obesidade. Já quando se analisou os marcos do desenvolvimento, 13% das crianças analisadas foram caracterizadas com atraso no desenvolvimento, onde a faixa etária contemplada pelo formulário de 18 meses teve maior prevalência com 6 casos de atraso. Quando feito o rastreio para o transtorno do espectro autista, 7 crianças foram classificadas como suspeitas. De todas as variáveis analisadas, somente a idade da criança em anos e a escolaridade materna, ensino fundamental completo, mostrou associação com o desfecho, onde ambos foram caracterizados como fatores de risco para atrasos no neurodesenvolvimento da criança. Desta maneira, o presente trabalho reforça a importância do rastreio e identificação precoce de qualquer atraso que possa ter no desenvolvimento e crescimento da criança, de modo a minimizar as sequelas a longo prazo. Conclusão: No presente estudo o estado nutricional não apresentou associação com os marcos do desenvolvimento.

Interno - 1552848 - ANA ROBERTA VILAROUCA DA SILVA
Externo ao Programa - 1642393 - KAROLINE DE MACEDO GONCALVES FROTA
Presidente - 2730060 - LUISA HELENA DE OLIVEIRA LIMA
Externo à Instituição - WOLNEY LISBOA CONDE - USP