• O sistema entrará em processo de atualização de funcionalidades às 22:30. Pedimos a todos que salvem seus trabalhos para que não haja transtornos.
    Agradecemos a compreensão, em 15 minutos o sistema estará de volta.

Banca de DEFESA: MATHEUS HENRIQUE DA SILVA LEMOS

DISCENTE: MATHEUS HENRIQUE DA SILVA LEMOS
DATA: 29/10/2021
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO: ANÁLISE DA DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DAS ARBOVIROSES NO ESTADO DO PIAUÍ – BRASIL NO PERÍODO DE 2015 A 2019
PALAVRAS-CHAVES: Arboviroses. Perfil epidemiológico. Análise espacial. Saúde pública.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva

O objetivo deste estudo foi estudar a morbimortalidade das arboviroses no estado do Piauí através do georreferenciamento dos casos registrados no período de 2015 a 2019.  Trata-se de um estudo epidemiológico do tipo ecológico, de caráter quantitativo, analítico, descritivo, retrospectivo, das principais arboviroses no estado do Piauí, que são: dengue, chikungunya, zika vírus, febre amarela e febre do Nilo. Os casos notificados e confirmados foram extraídos na Secretaria de Estado de Saúde do Piauí (SESAPI) no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). Os dados corresponderam ao período entre 2015 e 2019, exceto a febre amarela, cujo os dados disponíveis foram de 2016 a 2019. Foi aplicada análise descritiva por meio da frequência absoluta e relativa. Quanto à análise bivariada, foi empregado o teste de associação qui-quadrado, considerando o nível de significância p <0,05. A análise espacial foi realizada a partir da correlação espacial, por meio do Terraview 5.4.3. A dengue, chikungunya e Zika vírus acometeram mais a população que se autodeclararam parda, do sexo feminino, na faixa entre 20 e 34 anos com a escolaridade alternando entre ignorado/branco e ensino médio completo, refletindo, assim, no não preenchimento dessa variável nas fichas de notificação. Em relação à febre amarela e febre do Nilo, o perfil de acometimento correspondeu a população que se autodeclarou parda, do sexo masculino, na faixa etária entre 20 e 34 anos com escolaridade ignorado/branco. No que se refere à distribuição espacial, a regional de saúde Entre Rios, assim como o município de Teresina apresentaram os maiores registros de casos confirmados e notificados. Neste estudo, a dengue, chikungunya e Zika vírus se comportaram como arboviroses endêmicas, no que se refere à febre amarela e febre do Nilo, por apresentarem poucos registros de casos são consideradas como um evento de grande relevância epidemiológica.

Interno - 423584 - IONE MARIA RIBEIRO SOARES LOPES
Presidente - 423072 - LAURO LOURIVAL LOPES FILHO
Externo à Instituição - MARIA DO AMPARO SALMITO CAVALCANTI - UESPI
Interno - 423325 - VIRIATO CAMPELO