Banca de DEFESA: IVONE VENÂNCIO DE MELO

DISCENTE: IVONE VENÂNCIO DE MELO
DATA: 03/11/2021
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO: TUBERCULOSE LATENTE EM PACIENTES COM DOENÇA DE CROHN EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO NORDESTE BRASILEIRO
PALAVRAS-CHAVES: Tuberculose latente. Doença de Cronh. Teste tuberculínico. Epidemiologia.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva

Introdução: A tuberculose latente (ILTB) é caracterizada pela infecção, ou seja, presença do M. tuberculosis no organismo, sem evidência clínica da doença. Aproximadamente 90-95% dos indivíduos infectados são capazes de desenvolver e manter uma resposta imune que impede a progressão da TBL para TB doença. No entanto, algumas situações clínicas atuam como fatores de risco para o desencadeamento da tuberculose ativa, inclusive, os pacientes portadores de doenças inflamatórias crônicas imunomediadas, como a Doença de Cronh. Objetivo: Investigar a infecção latente por tuberculose em pacientes com doença de Crohn no período de janeiro de 2005 a julho de 2019. Métodos: Estudo retrospectivo, descritivo transversal de análise quantitativa realizada nos casos diagnosticados de doença de Crohn do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-PI) em Teresina Piauí, no período de 2005 a 2019. Foram incluídos todos os casos de pacientes com doença de Crohn em terapia com isoniazida ou rifampicina para tuberculose latente que fazem acompanhamento no HU-PI. Sendo excluídos todos os casos cuja situação seja mudança de diagnóstico. Os dados sobre doença de Crohn e tuberculose latente foram obtidos do banco de dados que foi solicitado ao HU-PI após aprovação da proposta de pesquisa no Comitê de Ética e Pesquisa da UFPI. Foram identificados todos os casos de pacientes com doença de Crohn com ILTB diagnosticados no HU-UFPI. Em seguida os dados foram tabulados e organizados em planilhas no Micro software Excel 2016 e analisados estatisticamente no programa Statistical Package for the Social Sciences-SPSS Versão 26. Foram utilizados o teste Exato de Fisher e o Teste U de Mann Whitney para testar associação entre as variáveis, sendo considerado o Intervalo de Confiança de 95% (IC). Resultados: Foram analisados 235 prontuários, observou-se que 56% eram do sexo masculino, com a média de idade 42,7. 54% de declaravam pardos, 31% tinham o ensino médio completo e 47% residentes na cidade de Teresina. As características clínico-epidemiológicas dos pacientes estudados classificados como portadores de TBL. 34% dos prontuários tinham diagnóstico pela prova tuberculínica, 48,51% foram investigados através do exame de raio X. Houve dados semelhantes em relação ao comportamento inicial e recente da doença de Cronh sendo 62% e 47% com a doença não estenosante/não penetrante, respectivamente, ao que se refere a localização inicial 31% acometido no Colón e Íleo terminal/Colón, e a localização recente acometido no Colón com 27%.Conclusão: De maneira geral, o perfil de saúde dos participantes do presente estudo coincide com os resultados previamente estabelecidos pela literatura, especialmente estudos realizados em outros estados brasileiros, bem como em outros países em desenvolvimento.

Externo ao Programa - 2153906 - ERIKA DE ARAUJO ABI CHACRA
Externo à Instituição - KARINNA ALVES AMORIM DE SOUSA - FAPI
Externo ao Programa - 1167764 - TELMA MARIA EVANGELISTA DE ARAUJO
Presidente - 423325 - VIRIATO CAMPELO