Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDRÉA PINTO DA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDRÉA PINTO DA COSTA
DATA: 07/12/2022
LOCAL: Remotamente
TÍTULO: AVALIAÇÃO DOS ASPECTOS EMOCIONAIS À LUZ DA QUALIDADE DE VIDA DE INDIVÍDUOS COM DOENÇAS INFLAMATÓRIAS INTESTINAIS
PALAVRAS-CHAVES: Doenças Inflamatórias Intestinais; Qualidade de vida; Emoções
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

Introdução: As Doenças Inflamatórias Intestinais são distúrbios autoimunes que evidenciam uma resposta imunológica escassa ou acentuada, as duas principais categorias de doenças que a caracterizam são a Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa. Tem-se como manifestações clínicas mais frequentes da doença: diarreia muco-sanguinolenta, acompanhada de cólicas intestinais, urgência evacuatória, tenesmo, e sintomas sistêmicos como febre, inapetência, astenia e emagrecimento. Acometem com mais frequência adolescentes e jovens adultos, contudo podem surgir em qualquer faixa etária. Fatores psicológicos exercem grande influência no curso das DII e na capacidade de adaptação do indivíduo. Através do estudo de aspectos emocionais, a psicologia da saúde trabalha para melhorar o ajustamento face às doenças inflamatórias a fim de que se possa enfrentar da melhor forma as limitações que essas doenças impõem e desfrutar de melhores condições de vida e saúde. Objetivo: Correlacionar o domínio aspectos emocionais do Inflammatory Bowel Disease Questionnaire com os dados sociodemográficos e clínicos dos pacientes com DII. Metodologia: O delineamento do estudo é transversal e quantitativo. O cenário da pesquisa foi o Hospital Universitário – Universidade Federal do Piauí, cidade de Teresina, Estado do Piauí. A amostra é não probabilística por conveniência, com um total de 80 participantes. Para coleta de dados utilizou-se formulário para caracterização dos aspectos sociodemográfico, econômico e clínico dos pacientes com DII e o Inflammatory Bowel Disease Questionnaire (IBDQ). Os resultados estão sendo apresentados por meio de gráficos e tabelas no programa Microsoftware Excel 2016 e Statistical Package for the Social Sciences-SPSS (Versão 26). Para a caracterização dos dados amostrais serão realizadas análises descritivas com valores de frequências relativas e absolutas, percentuais, medianas, médias e variabilidade de desvio padrão. A correlação entre as variáveis do IBDQ será verificada por meio do Teste Exato de Fisher. Resultados: Os resultados do o IBDQ na amostra estudada, a QV foi boa, sendo que a amostra contou com total de 80 pacientes com DII, a maioria do sexo masculino com idade acima de 40 anos, consideram-se pardos, em sua maioria estãosolteiros/separados/divorciados, possuem ocupação profissional, estudaram entre 5-10 anos, consideram-se católicos. Conclusão: A qualidade de vida dos pacientes é considerada boa e a média±Dp do domínio emocional é de 60,40±12,97.

Presidente - 1655148 - GRAZIELLE ROBERTA FREITAS DA SILVA
Interno - 1552848 - ANA ROBERTA VILAROUCA DA SILVA
Interno - 2221112 - MARCIA ASTRES FERNANDES
Externo à Instituição - ELYROSE SOUSA BRITO ROCHA - UESPI