Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIEL KAFURE DA ROCHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GABRIEL KAFURE DA ROCHA
DATA: 22/09/2014
LOCAL: Coordenação PPGEE
TÍTULO:

A ética da liberdade como escolha de si-mesmo em Kierkegaard

PALAVRAS-CHAVES:

liberdade; subjetividade; desejo;arrependimento; vocação;amor.

ÁREA: Filosofia
SUBÁREA: Ética
OpresentetrabalhotemcomoresultadoumaanálisedaliberdadeemKierkegaardapartirdasobrasAalternativa, em que se coloca aquestãodaescolha como dilema ético;doConceitodeangústiaemqueretomaaquestãodaliberdadecomoéticaprimeiraeéticasegundaeporfimnoPostscriptumconclusivonão-científicoàsMigalhasfilosóficasondesedaráarelaçãodaverdadeedaliberdadeatravésdoconceitodetornar-secristãonocontextodareligiosidadeAeB.EmAalternativa, há uma divisãoinicialemcategorias(a)estéticas,erepresentadopelopseudônimoJohannesSedutore em (b)éticos,tendosuarepresentaçãoopseudônimoJuiz Guilherme.Juntoaestaobrapercebeu-seumaligaçãocom um dosdiscursosedificantesde1847,chamadoApurezado coração. Nesse sentido, o entendimento de comoseavisãoética nessas obras, chega-se ao conceito kierkegaardiano de liberdade como umareflexãoquepassa também por decisões que envolvem odesejo, o arrependimento, a vocaçãoeoamor.

Presidente - 1733382 - DANIEL ARRUDA NASCIMENTO
Interno - 1550705 - LUIZIR DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - MARCIO GIMENES DE PAULA - UnB
Notícia cadastrada em: 10/09/2014 09:26