Artigo aborda a história da educação no Piauí entre os anos de 1995 e 2000

A Professora Claudia Cristina da Silva Fontineles, que é membro do PPGHB/UFPI, publicou artigo no último número da revista História & Ensino, em cooautoria com Marcelo de Sousa Neto, intitulado "A educação piauiense em tempos de Fundef: entre as promessas e as inovações".

O texto discute a história da educação no Piauí entre os anos de 1995 e 2000 por ser muito importante para compreender a educação brasileira contemporânea e sua relação com as políticas públicas em nosso estado, tendo sido um período marcado pela elaboração e implantação do FUNDEF. O texto analisa a história da educação piauiense durante a década de 1990, em especial em relação à situação do atendimento no ensino público da rede estadual e à valorização do magistério (remuneração e condições de trabalho), procurando entender como o FUNDEF interferiu nos caminhos da educação escolar piauiense desde então. Para tanto, foi utilizada como metodologia, além da revisão bibliográfica acerca do tema, a análise de fontes documentais oficiais (leis e prestações de contas ao Tribunal de Contas do Estado e os índices oficiais de matrículas) e a comparação com o que era informado, no período, nos periódicos de circulação local. Os principais interlocutores teóricos do texto são Eneida Shiroma e Silker Weber, no que concerne às políticas públicas, e Francis Boakari e R. Rocha, no que se refere ao atendimento escolar no Piauí.

Para ler o artigo na íntegra, acesse: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/view/12171

Notícia cadastrada em: 22/01/2013 11:33
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 28/03/2024 11:30