Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDERSON MICHEL DE SOUSA MIURA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDERSON MICHEL DE SOUSA MIURA
DATA: 26/09/2019
HORA: 17:00
LOCAL: Sala de reunião do PPGHB
TÍTULO: “DA TERRA DO SOL NASCENTE À TERRA DO SOL DO EQUADOR: migração de núcleos familiares nipônicos para o Piauí nos anos 1950.”
PALAVRAS-CHAVES: Migração; Identidades; Memória; Hábitos alimentares.
PÁGINAS: 75
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
RESUMO:

 

O trabalho investiga histórias de vida de migrantes japoneses no estado do Piauí, uma das unidades da federação brasileira, a partir dos anos 1950. Busca-se construir uma narrativa histórica que favoreça o conhecimento desses sujeitos e, bem como, as razões que os levaram à fixação neste espaço. O centro do argumento serão as trajetórias existenciais de duas famílias migrantes, a saber: Miura e Takeshita, considerados os núcleos familiares nipônicos pioneiros ao chegar ao referido estado, as quais serão historicamente apropriadas com o objetivo de compreender a importância destes migrantes na constituição da contemporaneidade teresinense. Acredita-se que a migração japonesa foi de fundamental importância para a constituição do cotidiano teresinense da segunda metade do século XX em diante, com destaque para os hábitos alimentares. Os dados coletados traduzem-se em pesquisa documental e de campo a partir das referências culturais desses migrantes, dos processos de assimilação e/ou negação da cultura ocidental, materializa-se na identificação, descrição, digitalização e disponibilização de um complexo acervo sobre a cultura japonesa no Piauí. Utiliza-se da metodologia da história oral como fio condutor deste trabalho, assim como o uso de fontes oficiais e não oficiais, como passaportes, cartas, jornais e álbuns de família. A análise se baseia a partir da perspectiva de Bhabha, Burke, Canclini, Halbwachs, Portelli, Said e Silva, autores que possibilitaram articular teoria e empiria no campo da Cultura, das Identidades, da Memória e da História Oral.

 

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 423678 - EDWAR DE ALENCAR CASTELO BRANCO
Interno - 2061327 - FABIO LEONARDO CASTELO BRANCO BRITO
Interno - 2167352 - TERESINHA DE JESUS MESQUITA QUEIROZ
Notícia cadastrada em: 03/09/2019 15:43
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.sigaa 28/03/2024 10:47