Banca de DEFESA: RAFAELA DA COSTA SOUSA SAMPAIO

DISCENTE: RAFAELA DA COSTA SOUSA SAMPAIO
DATA: 27/08/2020
LOCAL: Teresina -
TÍTULO: ESCOLA E FÉ: A ação educacional dos Jesuítas no Piauí (1960-1974)
PALAVRAS-CHAVES: Ensino Jesuítico, Memória, História da Educação, Piauí
ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
ESPECIALIDADE: História do Brasil República

O presente trabalho é uma pesquisa sobre a História da Educação Piauiense, apontando, especificamente, a História da Educação da Companhia de Jesus no Colégio São Francisco de Sales – mais conhecido como Colégio Diocesano, tendo como objetivo mostrar o processo de escolarização dos jovens piauienses que optaram por essa educação e o cotidiano nessa instituição de ensino. Partindo dessa perspectiva, o recorte temporal adotado neste estudo tomou como referência, para o início da pesquisa, o ano da chegada da Companhia de Jesus no Colégio São Francisco de Sales – Colégio Diocesano, em 1960, e o marco final do período a ser estudado nesse trabalho, em 1974, visto que nesse ano, durante a gestão do Pe. Luciano Ciman, houve a aceitação da matricula de mulheres em todas as séries do colégio. Como metodologia, utilizamos a fonte documental e oral, analisamos jornais, revistas, documentos oficiais do Colégio Diocesano, diário pessoal do Pe. Florêncio, entrevistas e questionários. Os autores sobre a educação no Piauí analisados foram: Nunes, Queiroz, Brito, Filho, Pinheiro, Chaves, Castelo Branco. Nesta pesquisa buscamos mostrar a estruturação do colégio e sua atuação na formação educacional para a sociedade piauiense, estimulando os alunos na formação intelectual, juntamente a moral religiosa católica.

Interno - 2335100 - CLAUDIA CRISTINA DA SILVA FONTINELES
Presidente - 2174309 - PEDRO VILARINHO CASTELO BRANCO
Externo à Instituição - SAMARA MENDES ARAUJO SILVA - UFPR
Notícia cadastrada em: 14/08/2020 09:53