Banca de QUALIFICAÇÃO: AMANDA CHAVES DA ROCHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AMANDA CHAVES DA ROCHA
DATA: 30/09/2014
LOCAL: Sala de Reunião do PPGHB
TÍTULO:

Miguel Borges: A atuação de um intelectual na educação piauiense oitocentista.

PALAVRAS-CHAVES:

Biografia. Miguel Borges. Jornalismo. Historiografia. Educação.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História

Este trabalho analisa a trajetória educacional de Miguel de Sousa Borges Leal Castelo Branco, intelectual que viveu no Piauí durante a segunda metade do século XIX. A dissertação segue os moldes de biografia histórica, utilizando a trajetória individual como alicerce para considerar um contexto mais amplo, escapando da análise de vida per si. Devido a seu envolvimento na mais diversas áreas a pesquisa se alarga indo alem do campo educacional, seguindo a tradição familiar, o biografado era membro do Partido Liberal, tendo ocupado o cargo de redator do jornal – A Imprensa – órgão do partido, alem de ter atuado em outros jornais do período. Na área historiográfica, Miguel Borges destacou-se ao ser o primeiro piauiense a publicar uma obra de cunho historiográfico, o Apontamentos biográficos de alguns piauienses ilustres e de outras pessoas notáveis que ocuparam cargos de importância na província do Piauí, alem de ter publicado os primeiros volumes do Almanaque Piauiense, sendo um pioneiro na historiografia do Piauí, a pesquisa analisa e dá visibilidade a essa produção, percebendo-a como pertencente ao programa de construção de uma história nacional conduzido pelo Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB). Ao adentrarmos na seara da educação entendemos ser necessário analisar a educação de uma maneira ampla, dentro do projeto de construção nação brasileira, chamando atenção para a heterogeneidade de forças educativas que coexistiam mobilizando-se em torno da questão educacional, que na época era vista como responsabilidade de todos, assim essa pesquisa busca afastar-se de uma analise puramente negativa da educação no período, sem negar entretanto que, de fato área educacional passou por momentos difíceis. Na área educacional, Miguel Borges instalou em Teresina um importante estabelecimento de ensino, o Colégio de Nossa Senhora das Dores, educandário que obteve um número expressivo de alunos, tendo se destacado na preparação para os cursos superiores do Império. Através da atuação do biografado nas mais diversas áreas e especialmente na educacional, traçamos um panorama de como estas atividades se desenvolveram e eram vivenciadas na província piauiense na segunda metade do século XIX.

Interno - 1551249 - JOHNY SANTANA DE ARAUJO
Interno - 2174309 - PEDRO VILARINHO CASTELO BRANCO
Presidente - 2167352 - TERESINHA DE JESUS MESQUITA QUEIROZ
Notícia cadastrada em: 18/09/2014 15:44