Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCILDO PAIVA SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCILDO PAIVA SANTOS
DATA: 15/09/2016
LOCAL: Sala 301 - CCHL
TÍTULO:

PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DOS COCAIS E NA COMUNIDADE CHAPADA DA SINDÁ NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DO ARRAIAL-PI: UMA ABORDAGEM ETNOGRÁFICA

PALAVRAS-CHAVES:

Leitura. Escrita. Comunidade. Escola do campo. Letramentos.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

A presente dissertação apresenta alguns resultados da pesquisa em andamento: “Práticas de letramento na Escola Família Agrícola dos Cocais e na comunidade Chapada da Sindá no município de São João do Arraial-PI: uma abordagem etnográfica.” Objetiva compreender as práticas relacionadas à leitura e à escrita dos alunos de duas turmas (primeiro e terceiro ano) do ensino médio-técnico tanto na escola como na comunidade onde moram esses alunos. Na escola, observamos as práticas de leitura e escrita nas aulas de língua portuguesa da turma do primeiro ano e em atividades de leitura e escrita do “caderno da realidade”, o qual é escrito pelo aluno baseado em um tema relacionado com o seu meio social. Em relação à turma do terceiro ano, observamos mais de perto um grupo de seis alunos no que concerne à realização do PPJ (projeto profissional do jovem), uma atividade de leitura, escrita e pesquisa que deve ser realizada pelos alunos no último ano de formação. Na comunidade, analisamos as práticas de leitura e escrita no contexto familiar de 9 alunos da turma do primeiro ano. Para atingir esse objetivo, lançamos mão do método etnográfico, o qual segundo Bortoni-Ricardo (2005), permite ao pesquisador conhecer de perto os sujeitos da pesquisa, bem como conviver com eles, com a intenção de compreender a função e o papel social de cada informante. Como instrumentos de coletas de dados, utilizamos questionários, entrevistas e gravações em áudio e vídeo, além das observações em sala de aula e nas residências dos alunos. O aporte teórico contempla autores como Street (2014), Lopes (2006), Soares (1998), Kleiman (1995), dentre outros. Pudemos constatar que os alunos estão envolvidos em uma gama de eventos de letramentos, não apenas na escola, como se espera em contextos rurais, mas também nas suas residências. A relevância da pesquisa no contexto de uma escola do campo consiste em revelar a forte ligação que a escola apresenta com a comunidade dos alunos, já que o objetivo é prepará-los para trabalhar na sua terra, dessa forma evitando o êxodo rural.

Presidente - 7422420 - CATARINA DE SENA SIRQUEIRA MENDES DA COSTA
Interno - 097.385.093-00 - IVEUTA DE ABREU LOPES - UESPI
Externo à Instituição - PEDRO RODRIGUES MAGALHÃES NETO - UESPI
Notícia cadastrada em: 18/08/2016 15:32