Banca de QUALIFICAÇÃO: SÉRGIO DE SOUSA RIBEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SÉRGIO DE SOUSA RIBEIRO
DATA: 16/09/2016
LOCAL: Sala 301 - CCHL
TÍTULO:

As percepções de affordances de alunos e professores sobre o uso do Facebook como uma ferramenta de auxílio na aprendizagem de Língua Portuguesa em uma escola da rede pública de ensino no município de Angical do Piauí.

PALAVRAS-CHAVES:

Percepções e Affordances. Alunos e Professores. TICS. Facebook. Ensino de Língua Portuguesa.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

O Ensino de Língua Portuguesa oferece uma infinita gama de possibilidades para que se possam trabalhar as habilidades linguísticas. Na atualidade, o avanço da tecnologia chama a atenção para a necessidade de aprimoramento das capacidades para utilização de novos equipamentos, de modo que o desenvolvimento de competências e habilidades ligadas à tecnologia, tais como a identificação de diferentes linguagens e seus recursos expressivos como elementos caracterizadores dos sistemas de comunicação e a relação das informações geradas nos sistemas de comunicação e informação, considerando a função social desses sistemas, são fatores de relevância na globalização das ideias, das experiências acumuladas durante séculos e do aperfeiçoamento do trabalho de muitos profissionais, isso inclui o professor. Este trabalho, objetiva apresentar o delineamento de uma pesquisa que foi desenvolvida em uma escola da rede pública do município de Angical do Piauí como requisito para a obtenção do título de mestre em Letras pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Os dados que compõem este estudo foram coletados por meio de observações em sala de aula e entrevistas com os sujeitos da pesquisa: alunos do Ensino Médio e os professores de Língua Materna. Na proposta do estudo, foram investigadas quais as percepções de affordances de professores e alunos sobre o uso das TICS, doravante o Facebook como uma ferramenta de auxílio na aprendizagem de Língua Portuguesa. Para isso, foi investigado se os professores utilizam as TICS na sala de aula, quais as dificuldades que estes enfrentam, e a opinião do corpo docente e discente com relação à chegada das tecnologias digitais na escola. Para tanto, autores como Indezeichak (2014), Silva (2013), Leite e Ribeiro (2012), Prensky (2001), Valadares (2012), entre outros, foram relevantes para dar subsídio teórico em relação à temática estudada.

Externo ao Programa - 1323576 - ANA CLAUDIA OLIVEIRA SILVA
Interno - 1631589 - BEATRIZ GAMA RODRIGUES
Presidente - 2521935 - FRANCISCO WELLINGTON BORGES GOMES
Notícia cadastrada em: 26/08/2016 15:57