Banca de DEFESA: ROMANILTA JULIA DA ROCHA SANTOS

DISCENTE: ROMANILTA JULIA DA ROCHA SANTOS
DATA: 06/04/2021
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: O protagonismo das mães de pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA): uma análise de discurso crítica
PALAVRAS-CHAVES: Mães. Discursos. Autismo. Práticas Sociais.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

O presente trabalho pretende analisar os discursos das mães de pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) atendidas em uma instituição pública, em Teresina-PI. A ser denotados aspectos como o recebimento do diagnóstico pelas mães e os discursos delas, uma vez que o diagnóstico dessa síndrome comportamental aponta dois pontos equitativamente relevantes, pois, por um lado implica o enfrentamento a uma realidade vivenciada e, de outro turno, confere impacto sobre os discursos das pessoas que o obtém. O objetivo, em razão disso, é investigar os discursos das mães das pessoas com autismo sobre o diagnóstico e como esses discursos influenciam as práticas sociais dessas mães. Foram convidadas a participar deste estudo oito mães de alunos que estão matriculados e frequentam o Atendimento Educacional Especializado (AEE), da já citada instituição. Desse modo, toma-se por objeto de estudo os discursos das mães, com fins de investigar o seguinte problema de pesquisa: qual o impacto do diagnóstico de pessoas com autismo nos discursos maternos? Para o desenvolvimento do estudo me embasei, principalmente, nos aportes teóricos acerca da Análise do Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 2003; MAGALHÃES, 2009; BATISTA JR, SATO E MELO, 2018), e, ainda, acerca da síndrome do espectro autista (ZANON, BACKES e BOSA, 2014). Como eixo metodológico, optei pelo aporte da abordagem qualitativa em que utilizei a metodologia da pesquisa etnográfica virtual, com o fito de verificar como são os discursos das mães em tal contexto, possibilitando observar quem são esses sujeitos que recebem o diagnóstico dos filhos, que ações passam a realizar e as interações que se estabelecem com participação no AEE. A base de dados inclui entrevistas etnográficas e narrativas de práticas. A análise tencionou tornar visível como, quando, onde e para que fins os discursos das mães e seus significados associados às suas práticas sociais.

Interno - 1308749 - JOAO BENVINDO DE MOURA
Presidente - 1731706 - JOSE RIBAMAR LOPES BATISTA JUNIOR
Externo à Instituição - MARIA APARECIDA RESENDE OTTONI - UFU
Notícia cadastrada em: 03/03/2021 19:12