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Banca de DEFESA: MISSIONE AURELIA VIANA FEITOSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MISSIONE AURELIA VIANA FEITOSA
DATA: 03/11/2021
HORA: 08:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: AS ESTRATÉGIAS DE ABORDAGEM DOS VENDEDORES DO SHOPPING DA CIDADE DE TERESINA AOS CLIENTES
PALAVRAS-CHAVES: Estratégias de comunicação. Vendedor. Consumidor. Etnografia.
PÁGINAS: 106
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO:

O objetivo deste estudo é investigar as estratégias comunicativas utilizadas pelos comerciantes do Shopping da Cidade (Teresina-PI), no processo de interação, quando da oferta de seus produtos a potenciais consumidores, como forma de persuadi-los e, assim, obter êxito nas vendas pretendidas. Para deixar mais claro o que se pretende investigar, tem-se como objetivos específicos: analisar os dados à luz do Speaking de Hymes; descrever a situação social ou ambiente no qual os participantes interagem com ênfase no vendedor; identificar as normas de interação praticadas pelos participantes nas estratégias comunicativas; Para tanto, este estudo insere-se no quadro teórico proposto por Hymes(1974) o qual propõe uma nova área de estudos, a etnografia da fala, preocupada o contexto social e cultural onde ocorrem os eventos de fala. Somados a isso, faremos uma breve menção ao Labov
(1972) o percursor da Sociolinguísticas, Bortoni (2001), Tarallo (1999), Erickson (1988). Gumperz (1972). A proposta metodológica caracteriza-se por uma abordagem qualitativa de cunho etnográfico. Para a constituição do corpus foram selecionados dados de 4 informantes vendedores dessa comunidade comercial. Somado a isso, foram registrados diálogos entre vendedores e consumidores no ato da compra e venda de produtos, bem como trechos de falas que foram registrados por meio de gravações em que se destacam as estratégias de vendas. Após este intento investigativo, concluiu-se que há uma diferença nos eventos de fala que influenciam no êxito da venda do produto no ambiente de estudo, em que os homens utilizaram uma abordagem mais formal, de acordo com a norma padrão, para vender  seus produtos. Enquanto as mulheres utilizaram uma linguagem mais informal, “intimista”, com os clientes para conseguirem obter sucesso nas vendas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 7422420 - CATARINA DE SENA SIRQUEIRA MENDES DA COSTA
Interno - 3108138 - IVEUTA DE ABREU LOPES
Externo ao Programa - 1063909 - JUSCELINO FRANCISCO DO NASCIMENTO
Notícia cadastrada em: 18/10/2021 14:35
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