Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: JÉSSICA LIMA E SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JÉSSICA LIMA E SILVA
DATA: 26/08/2022
HORA: 08:30
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE FEMININA A PARTIR DAS RECONSTRUÇÕES DAS MEMÓRIAS DA PERSONAGEM CHANEL EM MADEMOISELLE CHANEL, DE MARIA ADELAIDE AMARAL.
PALAVRAS-CHAVES: Memória. Identidade Feminina. Coco Chanel. Mademoiselle Chanel. Maria Adelaide Amaral.
PÁGINAS: 58
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO:

Atualmente, percebe-se uma maior presença da representação feminina em narrativas literárias que abordam a perspectiva da reconstrução da memória e da identidade, especialmente, em obras que evocam as lembranças por meio de biografias e autobiografias. A partir destas concepções, a presente dissertação de mestrado volta-se para o olhar dos relatos de experiências, uma vez que o texto literário objeto de estudo, Mademoiselle Chanel (2004), de Maria Adelaide Amaral, traz em seu enredo recordações de uma protagonista denominada Chanel e nele observam-se reconstruções das lembranças desde a infância sofrida, da solidão e da orfandade, até o momento em que ela alcançou o glamour no espaço da Moda. Diante disto, têm-se como objetivo geral desta dissertação: investigar como se dá o processo de construção da identidade feminina por meio das reconstruções das memórias biográficas da personagem Chanel, na obra Mademoiselle Chanel, de Maria Adelaide Amaral. Para alcance dos objetivos, a metodologia utilizada na realização desta pesquisa é de natureza básica com abordagem qualitativa e análise descritiva dos dados. E como aporte teórico desta investigação, têm-se Candau (2016) e suas ponderações acerca dos entrelaçamentos da memória e da identidade; Perrot (2007) trazendo aspectos relacionados à história das mulheres; Butler (2003), sobre os conceitos de identidade na perspectiva feminina; Picardie (2011) abordando relatos a respeito da trajetória de vida e obra de Coco Chanel, entre outras pesquisas realizadas nos campos teóricos. A possibilidade de analisar a vida e a produção de uma personalidade feminina como Coco Chanel, nos traz subsídios para o reconhecimento da construção de múltiplas identidades do sujeito mulher no decorrer da história, tornando a Moda neste contexto, um instrumento de subversão e empoderamento feminino frente a sociedade e seu histórico de paradigmas patriarcalistas.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1550705 - LUIZIR DE OLIVEIRA
Presidente - 145.435.403-87 - MARGARETH TORRES ALENCAR COSTA - UESPI
Externo à Instituição - MARIA SUELY DE OLIVEIRA LOPES - UESPI
Notícia cadastrada em: 19/08/2022 08:35
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb06.ufpi.br.instancia1 28/03/2024 13:58