Banca de QUALIFICAÇÃO: VIRNA PEREIRA TEIXEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VIRNA PEREIRA TEIXEIRA
DATA: 29/09/2022
LOCAL: Capítulo Teórico da Tese
TÍTULO: Letramento escolares: a escrita do texto dissertativo- argumentativo a partir da narrativa cinematográfica
PALAVRAS-CHAVES: Letramentos escolares. Ensino Médio. Narrativa cinematográfica. Sequência argumentativa.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

As práticas letradas no mundo globalizado caracterizam-se, sobretudo, pela complexidade. À medida que as tecnologias audiovisuais e digitais passaram a fazer parte massivamente do cotidiano das sociedades, as relações envolvendo escrita e leitura vêm adquirindo novos contornos, forjando artefatos semióticos cada vez mais híbridos. Compreender as relações entre o texto verbal e multimodal, portanto, são demandas da contemporaneidade que devem ser amplamente investigadas e incorporadas ao cotidiano escolar. Nesse sentido, partindo dos Novos Estudos do Letramento (STREET, 2014) e suas formulações para o contexto escolar brasileiro (SOARES, 2009; KLEIMAN, 2007; ROJO, 2001; ROJO, 2009, BORTONI-RICARDO, 2005; BORTONI-RICARDO, 2008, LOPES, 2004; COSTA, 2016), investiga-se, neste trabalho, como os eventos de letramentos escolares, apoiados em narrativa cinematográfica, contribuem para a elaboração e escrita de sequências argumentativas no Ensino Médio. Esta pesquisa, com efeito, inscreve-se no campo de estudos dos Letramentos Escolares no Ensino Médio (CARDOSO, 2012) e recorre aos aportes teóricos da narrativa cinematográfica (GAUDREAULT; JOST, 2009) e linguística textual (ADAM, 2011) para subsidiar a análise dos eventos de letramentos em sala de aula de uma instituição escolar pertencente à rede pública estadual de Teresina - PI. Em termos metodológicos, a pesquisadora é também docente da disciplina de Língua Portuguesa na referida instituição e, devido a este caráter, será conduzida uma pesquisa-ação, sob uma abordagem etnográfica. O percurso investigativo em campo compreenderá o corrente ano letivo. As sequências didáticas desenvolvidas, por sua vez, contemplarão a exibição de filmes adequados à faixa etária dos estudantes e pertinência, em relação às temáticas juvenis e curriculares contemporâneas. Por meio de gravações de áudio das interações em sala, diários de campo da pesquisadora, documentos da escola, registro de atividades e produções escritas dos estudantes, pretende-se, com efeito, estabelecer relações linguísticas entre a organização escrita do texto dissertativo-argumentativo, a partir de suas sequências argumentativas, e aspectos constitutivos da narrativa cinematográfica em contextos de letramentos escolares. No capítulo teórico em apreciação, “Oralidade e escrita: da antinomia à emergência dos Novos Estudos do Letramento”, buscou-se delinear, a partir de uma análise sócio-histórica, a trajetória da escrita alfabética nas sociedades europeias, tendo como eixo sua intrínseca relação com a produção de conhecimento e poder. Explora-se neste capítulo, igualmente, a virada social que os Novos Estudos do Letramento (NLS) promoveram nas pesquisas científicas sobre a alfabetização, reconfigurando, dos anos 80 para cá, a rígida verticalização, estabelecida por séculos, entre a escrita e oralidade. Ademais, a reflexão sobre o diálogo entre a teoria sociofilosófica de Bourdieu e o NLS, na última seção, contribui para um exame mais detido do fenômeno em investigação, atravessado pelas enormes diferenças que compõem o mercado linguístico brasileiro. Espera-se, com efeito, que, ao final desta investigação, o presente trabalho possa suprir algumas das lacunas no campo teórico que envolve a apropriação da narrativa cinematográfica pelo discurso pedagógico, especialmente, quando se correlaciona letramentos escolares e elaboração de sequências argumentativas.

Presidente - 7422420 - CATARINA DE SENA SIRQUEIRA MENDES DA COSTA
Interno - 3108138 - IVEUTA DE ABREU LOPES
Externo à Instituição - STELLA MARIS BORTONI FIGUEIREDO RICARDO - UnB
Notícia cadastrada em: 14/09/2022 16:04