Banca de QUALIFICAÇÃO: EDIGAR GONÇALVES DE FARIAS JUNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDIGAR GONÇALVES DE FARIAS JUNIOR
DATA: 26/09/2022
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO: MULTILETRAMENTOS E ENSINO DO PORTUGUÊS COMO SE- GUNDA LÍNGUA EM AMBIENTE BILÍNGUE PARA SURDOS(AS)
PALAVRAS-CHAVES: Multiletramentos, bilinguismo e surdez
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

Os surdos(as) do Brasil estiveram por muito tempo imersos em culturas de letramento sem metodologias que utilizasse de estratégias que se apropriassem de recursos visuais, resultando em graves prejuízos na aprendizagem de uma língua oral em sua modalidade escrita. Este cenário vem sofrendo alterações, pois, ao longo das últimas décadas, a comunidade surda tem adquirido visibilidade e conquistado direitos sociais, com destaque para o reconhecimento linguístico assegurado pela Lei n.o 10.436 (BRASIL, 2002), com regulamentação em 2005, pelo Decreto n.o 5.626 (BRASIL, 2005), que assegura o direito dessa minoria linguística de usar da Língua Brasileira de Sinais - Libras em espaços escolares como língua de instrução, com metodologias visuais e respeito a sua cultura surda. As práticas de Multiletramentos estão relacionadas às novas tecnologias e os significados atribuídos a leitura e a escrita resultam da interação de redes sociais (físicas ou virtuais) determinadas por práticas de letramento(s), nesse sentido, os elementos multissemióticos dos textos que circulam nos ambientes virtuais propiciam aos surdos(as) possibilidades de aprender ou aprimorar o português na modalidade escrita quando são utilizados em contextos bilíngues de surdos(as). Para a realização deste estudo de natureza qualitativo, utilizamos como principais fundamentações teóricas as considerações de autores como Petrilson Pinheiro (2020), Cope e Kalantzis (2008), Rojo e Moura (2012), Karin Strobel (2009), Moura (2000), Gesser (2009), Capovilla (2011), Skliar (2015), Neves e Quadros (2015), Sanchez (2016), Araújo (2021). Como metodologia predominante, utilizamos a etnografia, com auxílio de observação participantes e entrevistas abertas em Língua de Sinais com os alunos surdos(as) e professoras(as) bilíngues atuantes na instrução da L2. Os dados coletados foram analisados de modo qualitativo utilizando como base a teoria dos Multiletramentos e como resultado, percebemos que os textos produzidos nas mídias sociais contribuem no processo de ensino aprendizagem de discentes surdos(as) em contextos bilíngues.

Presidente - 1731706 - JOSE RIBAMAR LOPES BATISTA JUNIOR
Externo à Instituição - KARIN LILIAN STROBEL - UFSC
Interno - 1167715 - NAZIOZENIO ANTONIO LACERDA
Notícia cadastrada em: 15/09/2022 14:48