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Banca de QUALIFICAÇÃO: CONCEIÇÃO DE MARIA FERREIRA DE MACÊDO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CONCEIÇÃO DE MARIA FERREIRA DE MACÊDO
DATA: 28/09/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO: PRÁTICAS DE LETRAMENTO ACADÊMICO DE ESTUDANTES SURDOS NA ESFERA UNIVERSITÁRIA
PALAVRAS-CHAVES: Letramento acadêmico. Letramento acadêmico bilíngue. Universitários Surdos.
PÁGINAS: 74
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO:

Ao nos referimos sobre os estudos científicos direcionados ao modelo de letramento acadêmico e letramento acadêmico bilíngue, tendo como público-alvo alunos Surdos/as, percebe-se uma escassez de pesquisas acadêmicas, materiais traduzidos para Língua Brasileira de Sinais-Libras e metodologias ativas que envolvam a participação atuante de discentes Surdos/as matriculados em Instituições de Ensino Superior no Brasil. Historicamente, esse público sempre necessitou lidar com a presença e o poder da linguagem verbal em suas distintas áreas de atuação e/ou engajamento, com isso, ao acessarem o nicho universitário, os estudantes Surdos/as do curso de Licenciatura em Letras (todas as habilitações) da Universidade Federal do Piauí-UFPI ocupam-se mais uma vez de um espaço em que sua língua, Libras (modalidade gestual-visual) é pouco validada, reconhecida, divulgada e utilizada como um dos principais instrumentos linguísticos dentro das tríplices - ensino, pesquisa, extensão, de acordo com o artigo 207 da Constituição Federal de 1998 - na universidade. Posto isso, a presente pesquisa objetiva investigar quais conhecimentos de leitura e escrita o ambiente acadêmico exige dos graduandos Surdos/as em Letras (todas as habilitações) da UFPI ao produzirem seus textos para a efetivação de tarefas acadêmicas. Nossas reflexões acerca desse objetivo tomam como base teórica o conceito de letramento (SOARES, 2003; STREET, 2014 [1995]) de maneira a compreender e introduzir nas discussões relacionadas a letramento acadêmico (LEA; STREET, 2006, 1998; STREET, 2010; GEE, 2002; ZAVALA, 2009) e por fim abordaremos sobre o letramento acadêmico bilíngue (PIRES 2014; RIBEIRO 2016; FERNANDES; MOURA 2017; JACINTO 2021). Nosso procedimento metodológico se dará através de uma pesquisa-ação, numa abordagem qualitativa de cunho interpretativo, a começar pela elaboração e concretização de uma ação extensionista denominada “Curso de gêneros acadêmicos para Surdos/as”, cujo sua idealização se manifestará de forma híbrida, ou seja, teremos momentos online e presenciais, e ambos com suporte humano e materialista em Libras e na Língua Portuguesa. Serão apresentados também dois questionários: 1) questionário-prévio, com o intuito de conhecer os participantes da pesquisa e, consequentemente, seu engajamento relacionado às práticas de letramento acadêmico que envolve seu desempenho de leitura e escrita dentro da esfera universitária, e 2) pós-questionário, da qual possui o propósito de evidenciar os pontos crescentes e decrescentes da ação extensionista para sua jornada acadêmica dos aprendizes. A partir disso iremos conseguir aportes necessários para analisarmos os apanhados da pesquisa, na qual iremos coletar os dados levando em consideração os passos efetivados ao longo das três etapas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1731706 - JOSE RIBAMAR LOPES BATISTA JUNIOR
Interno - 3970472 - LEILA RACHEL BARBOSA ALEXANDRE
Externo à Instituição - MICHELLE NAVE VALADÃO - UFV
Notícia cadastrada em: 15/09/2022 14:59
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