Banca de QUALIFICAÇÃO: JOÃO MARCOS MESSIAS MIRANDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOÃO MARCOS MESSIAS MIRANDA
DATA: 26/09/2022
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO: Práticas de letramento no contexto de famílias de pessoas com deficiência
PALAVRAS-CHAVES: Letramento; práticas; família.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

Tendo em vista que a inclusão é uma questão articulada com os princípios de uma sociedade democrática, que enfatiza a participação das pessoas com deficiência nos diferentes contextos que fazem parte da vida social, a investigação do contexto familiar contribui para priorizar uma visão mais ampla de inclusão que perpassa diferentes esferas sociais. logo, a família como uma das agências do letramento, introduz as crianças nas suas práticas socioculturais de uso da leitura e escrita, ou seja, a família é em grande medida responsável pela interação dos seus filhos com as práticas de leitura e escrita, principalmente no caso de pessoas com deficiência. Dessa maneira, propomos a investigação do contexto das famílias de pessoas com deficiência, articulados com teorias dos Novos Estudos do Letramento (STREET, 2014), buscando responder aos seguintes objetivos: analisar os eventos de letramento que fazem parte do contexto familiar das pessoas com deficiência; identificar os textos que emergem nas práticas das famílias de pessoas com deficiência; analisar como os eventos de letramento incidem sobre as identidades assumidas no grupo familiar. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma pesquisa etnográfica, de abordagem qualitativa, cujos instrumento de geração de dados foram a observação, entrevista semiestruturada e coleta de artefatos. Os participantes foram duas famílias da cidade Landri Sales/PI, a análise foi centrada nos eventos de ferramentas dessas famílias, tendo em vista a participação da pessoa com deficiência nas diferentes esferas sociais que compõem o contexto pesquisado. Como resultado preliminar, evidenciamos que os eventos de letramento que compõem as rotinas dos grupos pesquisados estão relacionados ao contexto comunitário, escolar e especializado. Percebemos que os letramentos em uso nesses eventos são formados pelo hibridismo entre os modelos escolar, especial e vernáculo. Em relação a esses usos os significados articulados nas interações estão fundamentados em mescla de discurso especial e escolar, com ênfase na ideia de cuidado e desenvolvimento, construídos em torno de textos: atividades, falas de orientação e combinados. Esses letramentos fundamentam as identidades de porta-voz e aluno especial que são manejados no âmbito das interações desse grupo.

Interno - 3108138 - IVEUTA DE ABREU LOPES
Presidente - 1731706 - JOSE RIBAMAR LOPES BATISTA JUNIOR
Externo à Instituição - ROSINEIDE MAGALHÃES DE SOUSA - UnB
Notícia cadastrada em: 21/09/2022 12:40