Banca de QUALIFICAÇÃO: ERICA PIRES CONDE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ERICA PIRES CONDE
DATA: 23/09/2022
LOCAL: Qualificação do Projeto de Tese
TÍTULO: A AULA DE LEITURA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA PORTUGUESA: EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES EM FORMAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: Aula de Leitura. Saberes. Estágio Supervisionado.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

As práticas de leitura, desenvolvidas na sala de aula, devem visar à formação de leitores competentes. Trabalhar, no estágio supervisionado, com essa perspectiva, é a proposta deste projeto, considerando como a teoria adquirida na formação inicial e a prática, no estágio, coadunam-se para a construção do futuro professor de leitura. Assim, elegemos como objeto de estudo a aula de leitura no estágio supervisionado. Nosso olhar se voltará para duas situações: os conhecimentos teóricos quanto ao ensino de leitura, trazidos por estagiários do curso de Letras/UFPI, e as práticas de leitura desenvolvidas na regência para o ensino médio, no estágio supervisionado. Cinco perguntas norteiam este estudo: Que saberes são mobilizados pelos professores em formação de letras/português, na aula de leitura, no estágio supervisionado? Que saberes, do ponto de vista teórico-prático, emergem na transposição didática? Qual base teórica orienta os professores em formação, nas aulas de leitura, no estágio supervisionado? Que estratégias metodológicas são realizadas nas práticas de leituras, na regência do estágio supervisionado? Que feedback, em relação à leitura, os alunos da educação básica evidenciam na aula de leitura do professor em formação? Diante dessas questões, propomos como objetivo geral: Investigar os saberes teóricos e as práticas de leitura, mobilizados pelos professores em formação do curso de Letras/UFPI, no momento da regência, no estágio supervisionado. São nossos objetivos específicos: verificar a maneira como emerge a transposição didática, diante da aproximação entre o saber científico e o saber escolar do professor em formação, realizada no estágio supervisionado; identificar a base teórica que fundamenta as aulas de leitura, realizada pelos professores em formação de língua portuguesa, no estágio supervisionado; descrever as estratégias metodológicas de leitura desenvolvidas em sala de aula pelos professores em formação do curso de Letras- Português da UFPI, e, por fim, analisar o feedback dos alunos da educação básica, na aula de leitura do professor em formação. Dividimos nosso aporte teórico em duas seções: a primeira parte ancora-se na Lei 9394/96 (BRASIL, 1996), em Pimenta (1997), em Perrenoud (2002), em Oliveira e Cunha (2006), em Gauthier et al (2006), em Passerini (2007), em Januário (2008), em Santos Filho (2010), em Freire (2011), em Silva (2011), em Pimenta e Lima (2012) e em Tardif (2005), que discutem sobre o estágio supervisionado, os saberes docentes e a transposição didática; e a segunda, nas ideias de Kato (1995), de Leffa (1996, 1999), de Solé (1998), dos Parâmetros Curriculares da Educação Nacional – Língua Portuguesa (BRASIL, 1998; 2000), de Antunes (2003), de Rojo (2004; 2009), Ataíde (2013), da Base Nacional Comum Curricular (2018), de Segabinazi ; Lucena(2016), de Ferrarezi Jr; Carvalho (2017), de Vicari et al (2019), de Holanda (2020) e de Silva; Monteiro; Souza (2020), dentre outros, que tratam da definição de leitura, considerando as abordagens, e da construção da aula de leitura. Os dados desta investigação serão coletados em uma turma de Estágio Supervisionado IV, do curso de Letras-Português, da Universidade Federal do Piauí. A pesquisa a ser desenvolvida será de campo, sendo qualitativa com vertente etnográfica. A relevância deste estudo está na possibilidade de abrir espaço para investigação e reflexão sobre a função do Estágio Supervisionado na formação inicial do professor de língua portuguesa, no que se refere à mobilização de saberes teóricos e práticos na aula de leitura.

Presidente - 3108138 - IVEUTA DE ABREU LOPES
Interno - 7422420 - CATARINA DE SENA SIRQUEIRA MENDES DA COSTA
Externo ao Programa - 065.656.203-00 - MARIA DA GLORIA SOARES BARBOSA LIMA - UFPI
Notícia cadastrada em: 22/09/2022 15:44