Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA HELENA DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA HELENA DE OLIVEIRA
DATA: 14/10/2022
LOCAL: Qualificação de Projeto de Tese
TÍTULO: Representações sociais sobre o ensino de português a partir das interações em eventos de letramento
PALAVRAS-CHAVES: Representações Sociais. Letramento. Interação. Eventos de letramento.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

A escola é um espaço de interação por onde transitam atores com diversos interesses, representando os mais variados papeis. Essas representações permitem a vivência e compartilhamento de experiências construídas a partir de processos de interações sociais, negociáveis, contribuindo para os mais diversos eventos de letramentos. Nesse sentido, apresentamos as seguintes questões norteadoras da pesquisa: i) Qual a postura dos professores na dinâmica de sala de aula nas interações a partir de eventos de letramento? ii) Quais as representações construídas por professores e alunos acerca do ensino de língua portuguesa? iii) Os professores favorecem uma interação para a construção das representações positivas dos alunos sobre as aulas de língua portuguesa? iv) As representações dos atores condizem com as suas falas na entrevista? Considerando essas questões, apresentamos como objetivo geral: investigar a construção das representações de professores e alunos do ensino médio sobre o ensino de português a partir das interações que se efetivam em contextos de eventos de letramentos. E como objetivos específicos: observar a postura dos professores na dinâmica de sala de aula, nas interações com os alunos a partir de eventos de letramento; descrever as representações dos professores e alunos acerca do ensino de língua portuguesa; comparar a postura dos atores com suas falas nas entrevistas; analisar as representações construídas pelos professores e alunos sobre o ensino de língua portuguesa. Trata-se de uma pesquisa campo qualitativa, de abordagem etnográfica. À luz dessas considerações, utilizaremos como pressupostos teóricos na discussão sobre Letramentos, autores dentre os quais destacamos Street (2014 [1984]), Kleiman (1995), Lopes (2006), Tfouni (2010). No domínio das representações sociais, nos situamos nos pressupostos de Moscovici (2015[1961]), e, ainda nas interações sociais nos ancoramos em Goffman (2011, 2014), Gumperz (1998). Essa proposta de pesquisa poderá contribuir para a discussão sobre os estudos sobre letramento e representações sociais ampliando essa abordagem para um campo que abrange a Linguagem, Educação, a Sociologia e a Psicologia social.

Interno - 7422420 - CATARINA DE SENA SIRQUEIRA MENDES DA COSTA
Presidente - 3108138 - IVEUTA DE ABREU LOPES
Externo à Instituição - YANA LISS SOARES GOMES - UFAL
Notícia cadastrada em: 04/10/2022 10:24