Banca de DEFESA: MERYANE SOUSA OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MERYANE SOUSA OLIVEIRA
DATA: 09/11/2022
LOCAL: Tese de Doutorado
TÍTULO: A HISTORIOGRAFIA LINGUÍSTICA NO BRASIL (1993-2020): UM ESTUDO ACERCA DA RECEPÇÃO DE IDEIAS E DA PRODUÇÃO DE MATERIAIS AO LONGO DE QUASE TRÊS DÉCADAS DE IMPLANTAÇÃO DA ÁREA
PALAVRAS-CHAVES: Historiografia Linguística; Produção brasileira; Recepção de ideias.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

Nesta pesquisa, buscou-se desenvolver um estudo sobre o momento de recepção de ideias, bem como da produção de materiais ligados à Historiografia Linguística (HL), considerando o período que vai desde a implementação do primeiro grupo de pesquisa em HL no Brasil, 1993, até o ano de 2020. O trabalho objetiva oferecer um panorama sobre o ‘estado da arte’ da disciplina, isto é, apresentar o que já se conhece sobre a HL a partir de pesquisas realizadas e de materiais produzidos. Para tanto, fez-se uma discussão sobre os fundamentos teórico-metodológicos que embasam a pesquisa, bem como foram feitas considerações acerca da epistemologia da ciência e das categorias de análise como tradição de pesquisa (SWIGGERS, 2010; LAUDAN, 2011 [1978]; ALONSO, 2012), continuidade e descontinuidade (KOERNER, 1989; 2014 [1995]), tipo de retórica (MURRAY, 1994; BATISTA, 2015; 2019) e influência (KOERNER, 2014 [1987]; CAVALIERE, 2020), que auxiliaram na organização e interpretação dos dados da pesquisa. O levantamento contemplou pontos relevantes da produção historiográfica brasileira de modo que se pode chegar a algumas considerações. A narrativa construída favoreceu que se reconheça a HL como uma disciplina autêntica, autônoma e reconhecida pelas instituições e pelos pesquisadores brasileiros. Além disso, pode-se constatar já ser possível identificar uma tradição de pesquisa em HL brasileira. Com relação aos grupos de especialidade que se formaram no Brasil, as pesquisas demonstraram que eles não se configuraram por suas oposições, apesar de o curso de cada um deles ter sido marcado por características próprias dos líderes e das instituições onde se instalaram. A retórica adotada pelos pesquisadores e pelos grupos não se marcou como retóricas de rupturas entre os grupos ou com autores precursores da área, entretanto, algumas descontinuidades foram observadas quanto a um ou outro historiógrafo, principalmente, relacionadas aos quadros de trabalho. As influências puderam ser observadas entre pesquisadores e grupos de pesquisa. O mapeamento também destacou a presença da HL nas cinco regiões brasileiras, mas com diferenças numéricas significativas entre elas. Por fim, a pesquisa demonstrou que, embora o alvo maior de divulgação e de circulação da HL tenha sido nos programas de pós-graduação, a HL está ocupando, dada sua relevância, com o passar dos anos, mais espaço nas graduações das instituições de ensino superior.

Interno - 1167642 - FRANCISCO ALVES FILHO
Interno - 1790769 - MARAISA LOPES
Presidente - 2499575 - MARCELO ALESSANDRO LIMEIRA DOS ANJOS
Externo à Instituição - MARIA CRISTINA FERNANDES SALLES ALTMAN - USP