Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIA MARIA MUNIZ ANDRADE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULIA MARIA MUNIZ ANDRADE
DATA: 24/10/2022
LOCAL: Qualificação de Projeto de Tese
TÍTULO: PRÁTICAS ESCOLARES DE LETRAMENTO DO ALUNO SURDO EM DISCIPLINAS DO CAMPO DE CIÊNCIAS EXATAS E LINGUAGENS
PALAVRAS-CHAVES: Surdo. Letramento. Interação. Ensino.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

O presente estudo objetiva investigar a imersão dos alunos surdos no contexto das práticas escolares em sala de aula, mediante as atividades propostas no ensino de matemática e língua portuguesa. Compreendendo que este ensino é responsável pelos dois grandes pilares da área de ciências exatas e de linguagens, neste estudo, concentraremos uma investigação sobre as práticas de letramento frente ao ensino de dessas disciplinas em sala de aula, tendo em vista que, tradicionalmente, a escola utiliza a leitura como principal meio de aquisição de conhecimentos e a resolução de problemas matemáticos como pré-requisito para desempenho em disciplinas de outras áreas de ensino. No entanto, as estratégias de mediação, os comportamentos revelados pelos alunos surdos, bem como, a interação em termos de inserção no processo de ensino- aprendizagem serão pontos fundamentais para essa análise sobre a participação no contexto das práticas de letramento. A pesquisa, de natureza etnográfica, terá como método de caráter instrumental a coleta de dados através de observação das aulas, entrevistas, gravações em áudio e vídeo e consulta a materiais como atividades realizadas em sala de aula. O aporte teórico contempla teorias do letramento e da interação seguindo a tradição de autores como Street (1984); Goffman (2012), Gumperz,(1994), Bortoni-Ricardo(2004), dentre outros. O que motiva a realização deste estudo é percebermos a necessidade de ações urgentes no sentido de compreender a dinâmica em sala de aula relacionada à proposição do ensino de língua portuguesa e matemática para alunos surdos matriculados no último ano do ensino fundamental. Fazer com que os alunos surdos sejam, de fato, protagonistas do processo de ensino- aprendizagem atribui atitudes que desencadeiam nos diversos contextos das demandas sociais. Contudo, verificar a interação destes alunos frente às práticas de letramento escolar considerando os comportamentos e atitudes ali percebidos, é o nosso maior desafio enquanto educadores e formadores de cidadãos, na tentativa de proposição de melhorias no contexto educacional.

Externo à Instituição - FELIPE DE ALMEIDA COURA - UFT
Presidente - 3108138 - IVEUTA DE ABREU LOPES
Interno - 1063909 - JUSCELINO FRANCISCO DO NASCIMENTO
Notícia cadastrada em: 18/10/2022 13:18