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Banca de DEFESA: AMANDA GABRIELLA LIMA LEAL

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AMANDA GABRIELLA LIMA LEAL
DATA: 08/12/2022
HORA: 15:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: AÇÕES RETÓRICAS E ARGUMENTATIVAS EM PROJETOS DE PESQUISA: TRAÇANDO CAMINHOS EM BUSCA DA PERSUASÃO
PALAVRAS-CHAVES: Projeto de pesquisa; Justificativa; Construção argumentativa; Organização retórica; Linguística.
PÁGINAS: 159
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO:

O contexto acadêmico-científico é permeado por diversos gêneros, como monografias, dissertações, comunicações orais, artigos, dentre tantos outros. Dessa forma, os sujeitos, ao realizarem tais gêneros - considerando suas particularidades e propósitos - desenvolvem uma atividade argumentativa mais ou menos engajada. Conforme Motta-Roth e Hendges (2010), o discurso científico é argumentativo, visto que os gêneros que estão abrigados neste discurso possuem uma finalidade demonstrativa, ou seja, têm o objetivo de provar e convencer os leitores a aderir uma proposta por meio de dados, métodos e argumentos racionais. Diante de tais razões, a presente pesquisa tem por objetivo realizar uma análise da construção retórica e argumentativa das seções de justificativa de projetos de pesquisa da área de Linguística, submetidos e aprovados no processo seletivo em nível de doutorado, realizado pelo Programa de Pós-graduação em Letras (PPGEL) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em 2020, na área de Linguística. Dessa maneira, realizamos uma interface entre a análise da organização retórica da seção de justificativa dos projetos de pesquisa e a análise da construção argumentativa da mesma seção sob a perspectiva de Perelman e Olbrechts-Tyteca [1958 (2014)]. Pretendemos com a referida pesquisa, portanto, identificar e caracterizar os passos retóricos presentes na seção de justificativa, buscando perceber como esses passos estão mais relacionados com a tentativa de persuadir o interlocutor, neste caso, a banca avaliadora. Além disso, buscamos identificar os argumentos quase-lógicos, dentro dos passos retóricos primeiramente identificados, para perceber como essa organização lógica, retórica e argumentantiva direciona os leitores para uma possível adesão às propostas dos escritores. Como aporte teórico e metodológico, nos ancoramos, principalmente, em Milller (1984) e Bazerman (2005, 2006, 2015), Swales (1990), Moreno e Swales (2017) e Alves Filho (2018) e em Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005). Diante de nossas análises, identificamos a recorrência de nove passos retóricos: P1-Indicando possíveis contribuições da pesquisa; P2- Relatando pesquisas prévias; P3- Justificando relevância da pesquisa; P4- Indicando uma lacuna de pesquisa; P5- Apresentando objetivos da pesquisa; P6- Explicando problemas/ fenômenos no mundo real; P7- Justificando motivações para a pesquisa; P8- Indicando filiação teórica e P9- Relatando experiência pessoal. Além disso, identificamos o que nomeamos de combinações entre tais passos retóricos e os argumentos. Verificamos a presença do Argumento de Probabilidade em P2- Relatando pesquisas prévias, o Argumento de Identidade em P6- Explicando problemas/ fenômenos no mundo real; P4- Indicando uma lacuna de pesquisa e P8- Indicando filiação teórica, o Argumento de incompatibilidade em P6- Explicando problemas/fenômenos no mundo real; P4- Indicando uma lacuna de pesquisa e P1- Indicando possíveis contribuições da pesquisa. Assim, percebemos que observar a recorrência dos passos retóricos e das combinações existente entre eles e os argumentos quase lógicos nos proporciona perceber como os doutorandos aprovados construíram suas seções de justificativa.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - BÁRBARA OLIMPIA RAMOS DE MELO - UESPI
Presidente - 1167642 - FRANCISCO ALVES FILHO
Interno - 1308749 - JOAO BENVINDO DE MOURA
Notícia cadastrada em: 28/11/2022 10:44
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