Banca de DEFESA: ROBERTO MUNIZ DIAS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROBERTO MUNIZ DIAS
DATA: 22/02/2023
LOCAL: Defesa de Tese de Doutorado
TÍTULO: Letramento literário e diversidade com base na recepção dos romances A idade de ouro do Brasil e Em nome do desejo, de João Silvério Trevisan: uma proposta literária para ser utilizada no exame ENEM
PALAVRAS-CHAVES: Letramento literário queer. Temas transversais. Sequências didáticas. João Silvério Trevisan
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

A tese Letramento literário e diversidade com base na recepção dos romances A idade de ouro do Brasil e Em nome do desejo, de João Silvério Trevisan: uma proposta literária para ser utilizada no exame ENEM visa elaborar proposta interventiva sob à luz das contribuições efetivadas por Rildo Cosson entre outros para desenvolvimento de leitura de textos (sequências literárias) e sobre Letramento Literário/ Queer dirigidos aos alunos da Educação básica: ensino médio, analisando os temas transversais: gênero e sexualidade. Esta tese objetiva discutir estes temas transversais como gênero e sexualidade por meio dos Romances A idade de ouro do Brasil e Em nome do desejo, de João Silvério Trevisan, escritor com trabalho renomado e fortuna crítica sedimentada na diversidade e no protagonismo LGBT. Este estudo visa responder aos questionamentos: 1) Como os alunos de ensino médio embasam suas ideias para discussão dos temas transversais mencionados? 2) Como a literatura com temática casuística pode contribuir para o processo de embasamento crítico argumentativo para as provas do ENEM (Exame nacional do ensino médio) ou PAS (Programa de avaliação seriada)? O objetivo então perfaz este caminho de encontrar pistas e respostas para uma leitura mais crítica e comprometida com questões relacionadas à diversidade sexual e de gênero. Para tanto, o aporte teórico utilizado se embasou nos estudos efetivados por: BUTLER (2019), LOURO (1997, 2004, 2012, 2013, 2020), OLIVEIRA (2004), COSSON (2006, 2020), LOPES (2002, 2022), KLEIMAN (2005); STREET (1984, 1995, 2014), FOUCAULT (1988), OLIVEIRA (2004), MIKOLSCI (2021) entre outros. Por meio das abordagens das obras mencionadas, as temáticas de alguns temas transversais, exigidas pelos PCNs (Parâmetros curriculares nacionais), foram investigadas por meio das intertextualidades e interdisciplinaridades, na potência crítica dos textos literários e dos assuntos relacionados à diversidade sexual e de gênero. A metodologia foi centrada nas leituras dos textos romanceados de João Silvério Trevisan aos quais todo o suporte da teoria da recepção e as sequências didáticas promoveram a elaboração de proposta interventiva com fins discursivos, interpretativos e argumentativos sobre os temas transversais já mencionados antes. De posse destes instrumentais de análise das obras e das temáticas abordadas bem como de sequências didáticas já realizadas, criou-se um arcabouço crítico (proposta de intervenção) para os alunos do Ensino médio em suas argumentações redacionais e questões solicitadas nas provas do ENEM ou do PAS. Esta pesquisa poderá ser materializada na construção de manuais, cartilhas ou esquemas de estudo literário para os alunos do Ensino Médio.

Interno - 1637106 - ALCIONE CORREA ALVES
Interno - 1626700 - CARLOS ANDRE PINHEIRO
Presidente - 145.435.403-87 - MARGARETH TORRES ALENCAR COSTA - UESPI
Externo à Instituição - MARIA SUELY DE OLIVEIRA LOPES - UESPI