Banca de DEFESA: LUCIANA MARIA LIBÓRIO EULÁLIO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCIANA MARIA LIBÓRIO EULÁLIO
DATA: 27/02/2023
LOCAL: Defesa de Tese de Doutorado
TÍTULO: OS DISCURSOS SOBRE ENSINO A DISTÂNCIA (EAD) E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD) PRÉ E PÓS LDB/96: DA PRODUÇÃO DE SENTIDOS NOS DOCUMENTOS OFICIAIS E EM PROPAGANDAS DE CURSOS A DISTÂNCIA.
PALAVRAS-CHAVES: Discurso. Ensino a Distância. Educação a Distância. Documentos Oficiais. Propaganda. Cursos a distância.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

Esta pesquisa se insere na perspectiva teórica da Análise de Discurso de cunho materialista, fundada por Pêcheux (1969), que toma as práticas discursivas como oriundas da relação intrínseca entre linguagem e ideologia. Tem como objetivo geral analisar que imaginários sobre ensino e educação a distância são postos em funcionamento em documentos oficiais e propagandas de cursos a distância, desde seu surgimento até décadas pós-LDB/1996, e que imagens são produzidas para o (potencial) aluno da EAD nessas materialidades discursivas. Levantamos, para isso, a seguinte questão norteadora: quais sentidos são produzidos a partir de dois modos de nomeação para o modelo educativo: ensino a distância (EAD) como uma prática de ensino e educação a distância não regular e geral e educação a distância (EaD) como uma modalidade específica de educação regulamentada, com características e métodos de avaliação próprios? Como referencial teórico-analítico, estabelecemos uma interlocução entre as formulações de Pêcheux (1969, 1975) e de Orlandi (2009, 2012), que servirão de base para as análises, no trato sobre discurso, formação discursiva, formação ideológica, memória, interdiscurso, sujeito e condições de produção. O arquivo, composto por documentos jurídicos e informativos sobre o ensino e educação a distância e por propagandas de cursos a distância, foi selecionado a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB (1971, 1996); de Decretos do Ministério da Educação – MEC; de Notas Públicas de entidades não governamentais e de propagandas de cursos técnicos e superiores a distância no Brasil, que nos permitiram produzir os recortes a serem analisados. A partir da leitura dos documentos jurídicos e informativos, identificamos um discurso sobre o ensino e a educação a distância atrelado ao avanço das tecnologias, sendo uma alternativa legítima de formação educacional essencial aos indivíduos, quando se trata de Educação Superior e Formação Técnica; e, também, complementar,compensatória ou emergencial, quando realizados na Educação Básica. Conforme as análises das propagandas de cursos técnicos a distância pré-LDB/1996, notamos, de modo dominante, o discurso da profissionalização como conquista dos cidadãos, interpelados ideologicamente pelo capitalismo, que apresenta a profissionalização como meio de ascensão social e econômica e como garantia de futuro. Pelo interdiscurso, circulam sentidos de: estudar para “enriquecer”, “mudar de status social”, “fazer fortuna ou garantir o futuro”. Nesse grupo, encontramos formulações como: “ensino a distância de baixo custo”, “ensino rápido e prático” e “de retorno bem lucrativo” para seus alunos. Os efeitos de sentido do ser “prático”, “rápido” e “funcional” transferem ao ensino a distância ou mesmo à educação esse status de mercadoria, convertendo-se em um bem de consumo. Quanto às propagandas de cursos superiores on-line pós-LDB/1996, identificamos, de forma dominante, os discursos mercadológicos e os de responsabilização do cidadão pela sua formação, que apresentam a educação a distância como alternativa de transformação de vida. Pelo interdiscurso, circulam sentidos de: graduar-se para ser independente, transformar a vida e poder sonhar. Destacamos as formulações “estudar a distância para garantir independência” e “realizar um grande sonho”, que produzem, como efeito, a imagem de uma EaD “transformadora de realidades” e/ou “redentora” para o cidadão.

Presidente - 1790769 - MARAISA LOPES
Interno - 1167642 - FRANCISCO ALVES FILHO
Interno - 1308749 - JOAO BENVINDO DE MOURA
Externo à Instituição - ALAN LOBO DE SOUZA - UESPI