Banca de DEFESA: VANESSA PASSOS OLIVEIRA

DISCENTE: VANESSA PASSOS OLIVEIRA
DATA: 13/06/2019
LOCAL: AUDITÓRIO DO DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO
TÍTULO: ERICA: História familiar de diabetes e de hipertensão e sua associação com resistência à insulina e diabetes em adolescentes
PALAVRAS-CHAVES: Adolescente; História familiar; Resistencia à insulina; Diabetes Mellitus; Hipertensão Arterial.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição

RESUMOOLIVEIRA, V.P. ERICA: História familiar de diabetes e de hipertensão e sua associação com resistência à insulina e diabetes em adolescentes. Dissertação (Mestrado em Alimentos e Nutrição), Universidade Federal do Piauí - UFPI, Teresina-PI, 2019.

INTRODUÇÃO: Portadores de diabetes mellitus e resistentes à insulina podem apresentar diversas doenças e distúrbios metabólicos associados. Assim, conhecer o impacto da história familiar de diabetes e de hipertensão no surgimento da resistência insulínica e do diabetes mellitus nos adolescentes permite controle metabólico precoce. OBJETIVO: Estimar a associação entre a história familiar de diabetes e de hipertensão e a presença de resistência à insulina e diabetes em adolescentes. METODOLOGIA: Utilizou-se dados do Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes, inquérito de base escolar que avaliou adolescentes de 12 a 17 anos, entre fevereiro de 2013 e novembro de 2014. Analisou-se a história familiar de diabetes e de hipertensão de adolescentes eutróficos e com excesso de peso, com e sem resistência à insulina (índice HOMA-IR) e diabetes mellitus (glicemia de jejum). Foi utilizado o software Stata 15.1 e regressão logística para estimar a razão de chance (OR), e Teste Qui-Quadrado de Pearson, considerando p<0,05. As associações foram ajustadas por sexo, estado de peso, tipo de escola e idade. Os participantes assinaram o Termo de Assentimento, e os responsáveis assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. RESULTADOS: Participaram da pesquisa 37.892 adolescentes; 15,4% tinham história familiar de diabetes e 44,9% de hipertensão arterial. Adolescentes do sexo feminino apresentaram maiores médias de índice HOMA-IR. Entre os meninos foram observadas maiores medias nas concentrações plasmáticas de glicose. Médias mais elevadas de glicose plasmática e índice HOMA-IR foram encontradas nos adolescentes com excesso de peso. A história familiar de diabetes foi associada à presença de diabetes mellitus (ORbruto=2,57; ORajustado=2,36) nas adolescentes. Em adolescentes com excesso de peso, a história familiar de diabetes esteve associada com diabetes mellitus (ORbruto=3,20; ORajustado=3,29) e resistência à insulina (ORbruto=1,57; ORajustado=1,53). Da mesma forma, a história familiar de hipertensão se associou ao diabetes mellitus (ORajustado=1,64) e resistência à insulina (ORajustado=1,65). CONCLUSÃO: Adolescentes com historia familiar de diabetes mellitus e de hipertensão arterial em parentes de primeiro grau apresentam maior prevalência de resistência a insulina e diabetes mellitus.

Externo à Instituição - AMANDA DE MOURA SOUZA - UFRJ
Interno - 423582 - BETANIA DE JESUS E SILVA DE ALMENDRA FREITAS
Interno - 1167579 - CECILIA MARIA RESENDE GONCALVES DE CARVALHO
Presidente - 423298 - MARIZE MELO DOS SANTOS