Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: FELIPE PEREIRA DA SILVA BARÇANTE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FELIPE PEREIRA DA SILVA BARÇANTE
DATA: 05/05/2017
HORA: 14:30
LOCAL: Auditório do Núcleo de Pesquisa em Células Tronco (NupCelt)
TÍTULO: TERAPIA CELULAR COM CÉLULAS-TRONCO MESENQUIMAIS (CTM) EM OVÁRIOS DE CABRAS APÓS MÚLTIPLAS ASPIRAÇÕES FOLICULARES POR LAPAROSCOPIA (LOPU)
PALAVRAS-CHAVES: Punção folicular, caprinos, laparoscopia, células tronco
PÁGINAS: 52
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária
SUBÁREA: Reprodução Animal
ESPECIALIDADE: Fisiopatologia da Reprodução Animal
RESUMO:

Objetivou-se com o presente estudo avaliar o potencial terapêutico das células-tronco mesenquimais em cabras submetidas a múltiplas aspirações foliculares por laparoscopia (LOPU). Foram utilizadas 12 cabras SRD, não lactantes, com idade média de 3 anos e escore da condição corporal (ECC) variando de 3,0 a 4,0. As cabras foram divididas em dois grupos de 6 animais, Grupo G1-CTR (Controle), Grupo G2- CTM (ovários tratados com células tronco mesenquimais) sincronizadas com o uso de esponjas intravaginais com acetato de medroxiprogesterona e aplicações de d-cloprostenol. A estimulação ovariana constituiu-se na administração de FSHp e eCG, ambas em aplicação única, feita 36 horas anterior às LOPU. As cabras foram submetidas a 5 sessões/animal de LOPU com intervalos de 12 dias e uma LOPU após 115 dias do inicio do tratamento com células tronco. A terapia celular foi realizada na LOPU 5 e uma outra infusão após 70 dias. Foi consistida a utilização de CTM do cordão umbilical de caprinos na concentração de 1 x 106 cel/mL, as quais foram infundidas com o nanomarcador  Qtracker® e diluídas em 1 mL de PBS estéril. Após as LOPUs, foram realizadas avaliações qualitativas e quantitativas dos oócitos recuperados, além da maturação oocitária. Foram feitas dosagens hormonais (estradiol e progesterona) dos animais no momento da realização das LOPUs. Assim como duas biopsias aspirativas na região cortical do ovário antes da primeira LOPU, e na quinta LOPU. Com 115 dias após a primeira infusão de CTM, os ovários foram coletados e o material obtido foi destinado a histologia. Utilizou-se o delineamento inteiramente ao acaso com dois grupos (CTR e CTM) e 12 repetições (número de animais). Os dados quantitativos foram submetidos ao teste de normalidade e realizada a análise de variância (ANOVA), sendo as médias comparadas pelo teste de Tukey (α=0,05). Os dados qualitativos foram avaliados pelo teste do χ2 ou teste Exato de Fisher, para P<0,05. Todas as análises foram executadas através do programa Statistical Analysis System (SAS Institute Inc., 1997). Empregar-se-á ainda a análise do coeficiente de correlação de Pearson para as variáveis dependentes. As variáveis quantitativas sem distribuição normal, juntamente com as semi-quantitativas, serão submetidas às análises não paramétricas de kruskal-Wallis e Dunn’s. Com isso, obteve-se como resultados parciais, 32,74 % de complexo cumulus oócito (CCO) recuperados, sendo 3,89 % grau I, 16,11 % grau II, 46,11 % grau III e 33,89 % grau IV, como média das primeiras 5 LOPUs. Quanto aos achados das biopsias não se observou lesões significativas de comprometimento da funcionalidade do órgão.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 422864 - JOSE ADALMIR TORRES DE SOUZA
Interno - 422578 - MARIA ACELINA MARTINS DE CARVALHO
Externo ao Programa - 7423630 - ANTONIO DE SOUSA JUNIOR
Externo à Instituição - FELIPE DE JESUS MORAES JUNIOR - UEMA
Notícia cadastrada em: 05/05/2017 13:59
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 16/04/2024 08:18