Banca de DEFESA: FILIPI ALEXANDRE DO NASCIMENTO SILVA

DATA: 20/02/2013
LOCAL: Auditório da Pós Graduação em Ciência Animal
TÍTULO:

Perfil do conhecimento de Discentes de Escolas Públicas de Teresina (PI) sobre Guarda Responsável de animais de estimação e algumas Zoonoses de importância em Saúde Pública.

PALAVRAS-CHAVES:

Vacinação, Abandono, Raiva, Leishmaniose, Educação em saúde.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária

Os animais de estimação cada vez mais estão inseridos no convívio com as pessoas, tornando-se indivíduos atuantes na vida de seus proprietários, muitas vezes substituindo até outros membros da família. No entanto, nem sempre os preceitos da guarda responsável são seguidos, o que pode resultar em abandono de animais e incremento de índices de zoonoses. Para que possam ser realizadas ações efetivas de divulgação destes temas uma das ferramentas é a educação em saúde, porém sua utilização depende de informações sobre o assunto e da importância dada pelos gestores da educação a respeito de tais temas. Em Teresina (PI), o índice de abandono de animais e de zoonoses é alto. Diante do exposto este estudo foi realizado com o objetivo de se avaliar o grau de conhecimento de alunos de escolas públicas de Teresina sobre Guarda Responsável de Animais de estimação e de algumas Zoonoses. A pesquisa foi realizada por meio de questionários (1.680 questionários respondidos), sendo obtidos resultados expressivos em relação ao abandono de animais de estimação, pois 43,21% dos estudantes declararam que a sua família já havia abandonado animais, informando que o principal motivo foi que a família não tinha condições financeiras para cuidar do animal quando doente. Em relação às zoonoses observou-se que a maioria dos alunos são informados sobre o tema. No entanto, demonstraram pouco conhecimento da principal zoonose de Teresina que é a Leishmaniose visceral. Concluiu-se que são necessárias campanhas informativas permanentes nas escolas públicas de Teresina (PI) no intuito de diminuir a ocorrência de abandono de animais e a progressão de algumas Zoonoses.

Presidente - 423282 - ANA MARIA QUESSADA
Externo ao Programa - 423369 - ROSELI PIZZIGATTI KLEIN
Externo à Instituição - CARLA FORTE MAIOLINO MOLENTO - UFPR
Notícia cadastrada em: 01/02/2013 17:19