Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDREZZA BRAGA SOARES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDREZZA BRAGA SOARES DA SILVA
DATA: 25/06/2021
LOCAL: QUALIFICAÇÃO REALIZADA ON LINE
TÍTULO: Avaliação da função segmentar ventricular esquerda de cães naturalmente infectados com leishmaniose visceral: aspectos ecocardiográficos e histopatológicos
PALAVRAS-CHAVES: Leishmaniose, função segmentar, ecocardiografia, miocardite
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária

A leishmaniose visceral é considerada uma doença infecciosa provocada por microrganismos protozoários do gênero Leishmania que invadem células do sistema fagocítico mononuclear de seres humanos, animais domésticos e silvestres. Sob o ponto de vista epidemiológico, o cão é o reservatório mais importante e um fator de risco para ocorrência de LV em outras espécies (incluindo o ser humano) devido ao seu elevado parasitismo cutâneo. Além de comprometimento cutâneo, alterações cardíacas já podem ser identificadas em exames de rotina e de imagem o que merece aprofundamento com a implementação de técnicas ecocardiográficas avançadas correlacionadas com análises histopatológicas com o intuito de contribuir para o esclarecimento das transformações vivenciadas pelo órgão em infecções parasitárias. A pesquisa foi realizada no Laboratório de Diagnóstico por Imagem Veterinária Especializada (LabDIVE) da Universidade Federal do Piaui em parceria ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Teresina – PI onde foram utilizados 20 (vinte) cães com diagnóstico confirmatório para leishmaniose visceral. Os cães foram submetidos à exame ecocardiográfico para avaliação da estrutura e funcionamento cardíaco consistindo na visualização bidimensional (Modo B) e unidimensional (Modo M) do coração. Foram obtidas imagens para análise de deformidade miocárdica dos cães infectados pelo método speckle tracking do Ecodoppler tecidual. A histopatologia foi desenvolvida em parceria com o Hospital Universitário da UFPI. Os tecidos removidos dos animais pós eutanásia fora fixados e submetidos à processamento histológicos para confecção de lâminas para análise por patologista. As avaliações ecocardiográficas gerais demonstraram que há um perfil de disfunção diastólica em segmentos basais do ventrículo esquerdo para os pacientes infectados com parasitas da leishmaniose visceral canina, mesmos segmentos reafirmados pelo estudo de deformação miocárdica através de speckle tracking. A avaliação segmentar do ventrículo esquerdo em função da presença de miocardite evidenciou achados de infiltrados inflamatórios em baixa prevalência, se concentrando na região apical septal. Contudo, sugerem a presença de alterações miocárdicas em ventrículo esquerdo como sendo comuns em cães com LVC. Novos estudos avaliando paralelamente a presença de inflamação miocárdica e o comportamento dessas citocinas circulantes em órgãos alvos, com atividade imunológica são indicados para confirmação da resposta imunológica presente no miocárdio de cães acometidos por LVC.

Presidente - 1640379 - FLAVIO RIBEIRO ALVES
Externo ao Programa - 1550696 - ANTONIO AUGUSTO NASCIMENTO MACHADO JUNIOR
Externo à Instituição - FRANCISCO DAS CHAGAS ARAUJO SOUSA - UFPI
Notícia cadastrada em: 09/06/2021 09:38