Banca de QUALIFICAÇÃO: LAYLSON DA SILVA BORGES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LAYLSON DA SILVA BORGES
DATA: 20/10/2021
LOCAL: Sala Virtual no Google Meet
TÍTULO: CAPRIOVI 2.0: SOFTWARE PARA PREDIÇÃO DE VALOR GENÉTICO E ALGORITMO DE INTELIGÊNCIA COMPUTACIONAL PARA SELEÇÃO DE ACASALAMENTOS EM CAPRINOS E OVINOS
PALAVRAS-CHAVES: Acasalamentos otimizados, avaliação genética, caprinocultura, ovinocultura, zootecnia de precisão
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Zootecnia
SUBÁREA: Genética e Melhoramento dos Animais Domésticos

A caprinocultura e ovinocultura são exploradas em praticamente todas as regiões brasileiras e tem sido praticada principalmente para a produção de carne. No entanto, a criação desses animais, em sua maioria, é realizada de forma extensiva, sem controle zootécnico adequado e sem o uso de tecnologias, limitando o registro de dados no campo e impossibilitando a aplicação de técnicas de melhoramento genético, como a seleção e direcionamento dos acasalamentos com base nas relações de parentesco. Dado o contexto, objetiva-se com essa pesquisa desenvolver uma nova versão do software Capriovi, denominada Capriovi 2.0, para predição de valores genéticos e seleção de acasalamentos em caprinos e ovinos. A programação das ferramentas ocorreram no Laboratório de Otimização de Softwares e Tecnologias da Universidade Federal do Piauí e está disponível para uso em ambiente Web no software Capriovi 2.0 (http://easii.ufpi.br/capriovi). Todo o desenvolvimento ocorreu em linguagem de programação JAVA (Versão 8), com acesso a banco de dados MySQL. Com a finalidade de aferir as rotinas desenvolvidas, foram utilizadas informações do banco de dados de ovinos da raça Santa Inês, gerenciado pelo Grupo de Estudo em Genética e Melhoramento Animal da Universidade Federal do Piauí. Foram utilizadas informações das características área de olho de lombo (AOL), espessura de gordura subcutânea (EGS) e perímetro da perna (PERPe). No Capítulo I, foi desenvolvida uma ferramenta para predição de valores genéticos por meio da metodologia de modelos mistos com modelo animal em análise multicaracterística. A fim de auxiliar os criadores na correta utilização dos valores genéticos preditos, foi implementado o cálculo do índice de qualificação genética. A ferramenta desenvolvida possibilitou realizar a predição dos valores genéticos e o cálculo do índice de qualificação genética dos animais avaliados, proporcionando ao criador a possibilidade de identificar e selecionar animais que apresentam um potencial genético superior no rebanho. No Capítulo II, foi desenvolvida uma ferramenta para seleção de acasalamentos, tendo em vista maximizar os ganhos genéticos do rebanho dentro de um limite de endogamia pré-estabelecido pelo criador, por meio de algoritmo genético. A ferramenta desenvolvida recomendou um total de 125 acasalamentos, os machos com maiores valores genéticos para AOL foram recomendados para acasalar um maior número de fêmeas. As recomendações de acasalamentos proporcionaram zero de endogamia prevista para as futuras progênies. O Capriovi 2.0 mostrou-se adequado para predição de valores genéticos e seleção de acasalamentos em pequenos ruminantes.

Presidente - 1550485 - JOSE LINDENBERG ROCHA SARMENTO
Interno - 2993761 - NATANAEL PEREIRA DA SILVA SANTOS
Externo ao Programa - 2025063 - ROMUERE RODRIGUES VELOSO E SILVA
Externo à Instituição - LUCIANO SILVA SENA - NENHUMA