Banca de DEFESA: DONÁRIA MIRANDA DE SOUSA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DONÁRIA MIRANDA DE SOUSA
DATA: 30/06/2022
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: Avaliação Do Impacto Ambiental Da Produção De Ovos E De Ração Em Granja Comercial
PALAVRAS-CHAVES: Processo produtivo; Impacto ambiental; Ovos; Ração para galinha poedeira; Meio ambiente.
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Zootecnia
SUBÁREA: Produção Animal
ESPECIALIDADE: Instalações para Produção Animal

A produção de ingredientes para fabricação das rações, o transporte dos ingredientes e o processo de produção nas fábricas de rações consomem recursos naturais e liberam emissões no ar, na água e no solo, gerando impactos ambientais em várias categorias. Neste estudo foi utilizada a metodologia da ACV, que possibilita identificar e mensurar todos os impactos ambientais associados a produtos, processos e serviços, ao longo do seu ciclo de vida. O estudo teve como objetivo avaliar os principais impactos no processo de produção de ração para galinhas poedeiras em um sistema de criação intensiva. Foram coletadas todas as informações necessárias para a construção do Inventário do Ciclo de Vida (ICV) diretamente com o responsável. A unidade funcional adotada foi de 1kg de ração produzida na fábrica. O fluxo de referência consiste na produção mensal média de 1.300 ton de ração. Para a cobertura temporal obteve-se dados de um ano de produção. A fronteira do sistema analisado é berço a portão da atividade industrial, acrescido, a jusante, o transporte do produto até o consumidor final. Para a análise dos dados citados no estudo foi utilizado o software OpenLCA 1.8. Para a coleta da base de dados secundaria utilizada no estudo foi usado o Ecoinvent 3.7.1 Cut-Off unit regionalized. O método escolhido para a AICV foi o CML (baseline). Todas as categorias de impacto do método CML (baseline) foram selecionadas para análise. De forma geral, os processos mais impactantes no ciclo de vida global da produção de ração foram a produção de soja, milho e descarte de resíduos plásticos, ou seja, são os processos mais influentes no potencial impacto ambiental dessa atividade. Os processos da fabricação de ração que contribuem para os impactos nas categorias referentes à ecotoxicidade, toxicidade humana e depleção da camada de ozônio e recursos abiótico, indicam que as emissões para solo, água e ar, contribuem para os impactos na região onde o estudo foi conduzido, principalmente a disposição final dos resíduos que constitui como fonte de impactos negativos no setor. Assim assume-se a importância da manutenção da gestão de materiais (resíduos sólidos) e efluentes gerados no processo de fabricação da ração, no entanto ações de melhorias para redução desses impactos já são realizadas pela fábrica. O impacto referente à ecotoxicidade terrestre e marinha se deve, não apenas pelo descarte de plásticos, mas também, devido aos processos que envolvem a produção de grãos, nos quais são utilizados em grande quantidade na avicultura. Para o segundo estudo, sabendo que a Avaliação do Ciclo de Vida é caracterizada como uma das metodologias que possibilita a identificação e mensuração dos potenciais impactos ambientais associados a produtos, processos e serviços, ao longo do seu ciclo de vida, objetivou-se avaliar os principais impactos ambientais de uma produção intensiva de ovos. A unidade funcional adotada é igual ao fluxo de referência, ou seja, a produção mensal média de 6.258.610 ovos. A coleta de dados conteve fontes primárias e dados secundários do banco de dados do Ecoinvent 3.7.1. Na coleta de dados primários foram coletadas informações sobre: quantidade e tipo de insumos utilizados, energia, água; descrição de máquinas e equipamentos; quantidade e tipo de resíduos produzidos; quantidade de ovos produzidos; tipo, capacidade e raio de quilômetros do transporte de insumos, entre outros. A fronteira do sistema analisado berço a portão da atividade industrial, acrescido, a jusante, o transporte do produto até o consumidor final. As categorias de impactos que teve maior relevância foram depleção de recursos abióticos (minerais e combustíveis fósseis), acidificação, eutrofização, ecotoxicidade marinha e oxidação fotoquímica. A disposição final dos resíduos apresentou como uma das fontes que mais geraram impacto negativo para as categorias, principalmente o descarte de plásticos, dessa forma, é possível ressaltar a importância do gerenciamento destes resíduos. Devido a existência de poucas pesquisas na área, faz-se necessário novos trabalhos com ACV para os setores de  produção de ovos.

Presidente - 282.285.138-79 - NATHALIE BARBOSA REIS MONTEIRO - UPM
Interno - 1650875 - LEILANE ROCHA BARROS DOURADO
Interno - 2993761 - NATANAEL PEREIRA DA SILVA SANTOS
Externo ao Programa - 2311725 - JOSSIVALDO DE CARVALHO PACHECO