Banca de QUALIFICAÇÃO: PEDRO JULIO SANTOS DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PEDRO JULIO SANTOS DE OLIVEIRA
DATA: 31/08/2016
LOCAL: Sala 458
TÍTULO:

PROFISSÃO REPÓRTER: ANÁLISE DE DISCURSOS SOBRE VIOLÊNCIA URBANA E PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO

PALAVRAS-CHAVES:

Análise de Discurso Crítica; Documentário; Subjetivação; Profissão Repórter; Violência Urbana;

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação

O presente trabalho visa analisar como são construídos os sentidos, a partir da apropriação da linguagem de documentário, nos discursos do Programa televisivo Profissão Repórter a cerca da violência urbana no Brasil. Como aporte teórico-metodológico utilizamos a Análise de Discurso Crítica a partir da perspectiva dialético-relacional de Fairclough (2001; 2003). O estudo traz reflexões sobre a linguagem audiovisual, atentando para esta enquanto materialidade discursiva e suas particularidades genéricas. Durante a pesquisa refletimos ainda sobre os modos de subjetivação possibilitados pelos discursos midiáticos. Como corpus desse estudo analisamos três programas Profissão Repórter da rede Globo de Televisão que foram ao ar nos dias 24 de janeiro, 18 de agosto e 22 de setembro de 2015 – todos abordando aspectos da violência urbana no Brasil. Ao analisar criticamente os discursos do Programa Profissão Repórter sobre a violência urbana, atentando para as disputas ideológicas, relações de poder e produção de subjetividades, podemos apontar caminhos possíveis para a superação desse problema social, assim como para suas representações midiáticas.

Interno - 1354316 - ANA REGINA BARROS REGO LEAL
Presidente - 423514 - FRANCISCO LAERTE JUVENCIO MAGALHAES
Externo ao Programa - 423549 - LUIS CARLOS SALES
Notícia cadastrada em: 26/07/2016 16:10