Banca de DEFESA: MAYARA DA COSTA E SILVA

DISCENTE: MAYARA DA COSTA E SILVA
DATA: 05/05/2017
LOCAL: 459
TÍTULO: Regionalização no webjornalismo piauiense: estudo do Portal Cidade Verde, Teresina – Piauí
PALAVRAS-CHAVES: 1. Regionalização. 2. Televisão brasileira. 3. Piauí – Televisão. 4. TV Regional. 5. Webjornalismo. 6. TV Cidade Verde (Teresina – Piauí). 7. Portais de notícias.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
SUBÁREA: Teoria da Comunicação

Na esfera da globalização, observa-se o fenômeno da regionalização no qual assuntos regionais e locais passam a ganhar destaque na mídia por ser um atrativo para o público e, por conseguinte, mais favorável à conquista de anunciantes. O processo de globalização da comunicação acarreta mudanças radicais nos fluxos informacionais e, também, em todas as áreas do conhecimento, incluindo o jornalismo. Com o avanço vertiginoso da Grande Rede e das tecnologias de informação e de comunicação (TIC), o jornalismo passa a ter linguagem e conteúdos modificados fazendo surgir o webjornalismo com traços peculiares, com destaque para interatividade, multimidialidade, hipertextualidade, tratamento personalizado e dinamicidade, os quais favorecem os chamados portais de notícias. Mesmo com a pretensão de serem difusores globais, uma vez que qualquer pessoa com acesso à internet pode consultá-los, os portais também se voltam para a regionalização, o que conduz à prática do webjornalismo regional, voltado para notícias regionais / locais, um nicho do jornalismo a ser explorado. Como os estudos sobre a mídia regional brasileira são mais frequentes em relação ao Sudeste (SE), são necessários novos direcionamentos acerca do tema com vistas a conhecer a realidade e a diversidade midiática nas demais regiões do país. E é justamente na tentativa de desenvolver um estudo de mídia regional diferenciado, esquivado da região SE, que concentra a maioria das pesquisas acerca da temática que esta pesquisa se propõe. Logo, é seu objetivo macro analisar a inserção de questões regionais no conteúdo noticioso do Portal Cidade Verde (CV), pertencente a um grupo de comunicação consolidado no Estado do Piauí, a partir da análise das notícias em destaque em sua home page, identificando o possível processo de regionalização trilhado pelo veículo. A partir de então, são objetivos operacionais: (1) discutir os conceitos de global, regional e local, tendo como alicerce o contexto midiático voltado para o webjornalismo regional; (2) averiguar a existência de projeto de regionalização do Grupo Cidade Verde voltado ao webjornalismo, expresso no conteúdo do Portal; (3) identificar a abrangência dos conteúdos veiculados no Portal CV (global, nacional, regional, local); (4) verificar o tratamento jornalístico dado às questões regionais no conteúdo do Portal, observando-se critérios como temáticas abordadas e fontes consultadas, além de outras categorias para análise, tais como origem das informações e de seus recursos interativos e multimidiáticos. Para a consecução dos objetivos, a pesquisa configura-se como estudo de caso de natureza quali-quantitativa de cunho descritivo, recorrendo-se à pesquisa bibliográfica e à análise de conteúdo, a partir dos pressupostos elencados por Laurence Bardin, além da técnica de entrevista. Dentre os resultados principais, está a constatação de que o Portal CV, apesar de não manter um projeto de regionalização formalmente elaborado, prioriza questões regionais / locais nas notícias em destaque. Por outro lado, as temáticas prioritariamente abordadas são política, polícia e meio ambiente, enquanto no caso das fontes mais consultadas prevalecem as oficiais e primárias, e bem aquém, as oficiosas e testemunhais. Os resultados apontam, também, que o Portal utiliza poucos recursos interativos e multimidiáticos oferecidos pela internet.

Presidente - 1457025 - SAMANTHA VIANA CASTELO BRANCO ROCHA CARVALHO
Interno - 2573386 - CRISTIANE PORTELA DE CARVALHO
Externo à Instituição - ADRIANA NADJA LELIS COUTINHO - IFPI
Notícia cadastrada em: 17/04/2017 16:47