• O sistema entrará em processo de atualização de funcionalidades às 22:30. Pedimos a todos que salvem seus trabalhos para que não haja transtornos.
    Agradecemos a compreensão, em 15 minutos o sistema estará de volta.
Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: CAMILA FORTES MONTE FRANKLIN

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAMILA FORTES MONTE FRANKLIN
DATA: 07/08/2019
HORA: 10:00
LOCAL: Sala 459 - CCE
TÍTULO: A CONSTRUÇÃO DA FIGURA DO LOUCO NO PIAUÍ NAS MATÉRIAS DO JORNAL O DIA: UM PANORAMA DE 1970 ATÉ OS DIAS ATUAIS
PALAVRAS-CHAVES: Loucura. Saúde Mental. Piauí. Formação Discursiva. Jornalismo.
PÁGINAS: 55
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO:

O presente trabalho tem como objetivo compreender como se dá a construção da figura do louco no Piauí a partir de matérias jornalísticas do Jornal O Dia que fazem referência à loucura. Nesse sentido, parte-se de um processo de contextualização histórica e de uma análise que se inicia na Reforma Psiquiátrica, ou seja, da década de 1970 até os dias atuais, compreendendo como se deu e como ainda se dá esse processo de construção da figura do louco, construção esta que atinge diretamente o entendimento social moderno piauiense sobre quem é o louco e suas variáveis. A partir disso, podem-se citar os objetivos específicos desta pesquisa: identificar quem são os porta-vozes e representantes do louco no Jornal O Dia; perceber qual a representação do louco no veículo jornalístico analisado; verificar quais as preocupações do Jornal ao tratar das questões voltadas à saúde mental; e analisar os contextos sociais e históricos em que o louco se torna notícia. Para a consecução destes objetivos, a pesquisa tem como abordagem metodológica a formação discursiva desenvolvida por Michel Foucault, a fim de identificar determinadas construções simbólicas em relação à figura do louco no Piauí.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - IGOR PINTO SACRAMENTO - FIOCRUZ
Presidente - 1213357 - JULIANA FERNANDES TEIXEIRA
Interno - 2575484 - NILSANGELA CARDOSO LIMA
Notícia cadastrada em: 03/07/2019 09:24
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.sigaa 18/04/2024 22:26